11/11/2016 às 18:51, atualizado em 14/11/2016 às 09:16

Sistema deixa mais ágil ação da Agefis em regiões administrativas

Nova ferramenta foi apresentada nesta sexta-feira (11) a representantes de cidades, que já podem começar a utilizá-la. Com ela, será possível coibir irregularidades logo no início

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Um novo sistema, que permite o cadastro de demandas em tempo real, tornará mais rápido para servidores das regiões administrativas de Brasília solicitarem a atuação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). O tempo de resposta da autarquia cairá substancialmente.

Com isso, será possível coibir, ainda no início, irregularidades como comércio irregular, atividades de ambulantes sem permissão, construções fora dos parâmetros e invasões de área pública. A ferramenta digital foi apresentada nesta sexta-feira (11) a representantes de 29 localidades do DF.

[Olho texto='”Nós compartilharemos dados para que a ação do Estado seja mais eficiente”‘ assinatura=”Bruna Pinheiro, diretora-presidente da Agefis” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A expectativa do órgão é que as respostas às demandas ocorram em até 15 dias. Hoje, as solicitações são enviadas à autarquia por meio de ofício, e o tempo para retorno é de 60 dias, em média. Segundo a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, agora será possível coibir irregularidades mais cedo.

A ferramenta utiliza informações do Geoportal. “O servidor tem acesso a uma foto georreferenciada dos lotes da cidade e consegue, por exemplo, medir a invasão da área pública”, explica ela. “É marcar o ponto, fazer uma solicitação e enviar.”

Todo o andamento dos processos poderá ser acompanhado pelo sistema. A troca de informação entre a administração e a Agefis também será facilitada. “Nós compartilharemos dados para que a ação do Estado seja mais eficiente. O administrador pode nos dar informações que demoraríamos muito mais tempo para conseguir por não estarmos na cidade o tempo todo”, resumiu Bruna.

Para o secretário das Cidades, Marcos Dantas, a novidade é mais uma forma de aproximar os órgãos de governo das regiões administrativas. “Isso é imprescindível para que os serviços cheguem de imediato a toda a sociedade.” O sistema foi construído por servidores da Agefis, sem custo extra para o Executivo local.

Edição: Vannildo Mendes