29/09/2016 às 19:49, atualizado em 30/09/2016 às 10:11

Vila Cauhy recebe vistoria preventiva antes das chuvas

Região no Núcleo Bandeirante foi visitada pela Defesa Civil. Na Roda de Conversa de 22 de setembro, moradores apresentaram ao governador a preocupação com o período

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Quatro agentes da Defesa Civil estiveram novamente na Vila Cauhy nesta semana para ações preventivas antes do período das chuvas. A região está entre as 36 áreas de risco de Brasília. As vistorias duraram três semanas, e a última ocorreu na quarta-feira (28). Em 22 de setembro, na Roda de Conversa do Núcleo Bandeirante com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, os moradores expressaram preocupação com a proximidade da época chuvosa devido à situação das propriedades do local.

Vila Cauhy recebe vistoria preventiva antes das chuvas

Equipe da Defesa Civil faz vistoria na ponte sobre o Córrego Riacho Fundo. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

As cerca de 470 residências da Vila Cauhy foram avaliadas. A quantidade não é precisa, porque reformas irregulares nos lotes alteram constantemente o número de construções. A ação é feita para cadastrar a situação das edificações, as vulnerabilidades da área e os telefones dos 1,88 mil moradores.

Em janeiro deste ano, o Córrego Riacho Fundo alagou a Vila Cauhy. A água subiu mais de oito metros e inundou casas próximo ao córrego. A Defesa Civil entrou em contato com a Companhia Energética de Brasília (CEB), para desligar a energia elétrica, e com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), para verificar se a água tinha sido contaminada. A administração regional ajudou com a reconstrução, e o Exército, com colchões. “Só saímos de uma área de risco quando a normalidade é restabelecida”, diz o coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle da Defesa Civil, major do Corpo de Bombeiros Militar Mário Henrique Furtado.

Contatos da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar

A Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone (61) 3361-1935, das 8 às 18 horas. O atendimento também é feito em plantão de 24 horas por dia no número (61) 99427-5076. Em casos de emergência, a recomendação é chamar o Corpo de Bombeiros Militar do DF, pelo 193, ou a Polícia Militar do DF, pelo 190.

Edição: Raquel Flores