18/11/2016 às 09:34, atualizado em 13/12/2016 às 14:45

Varjão aproveita período de chuvas para reflorestar áreas degradadas

Mananciais serão beneficiados pela ação, que conta com ajuda de parceiros e voluntários da comunidade. Plantio começa neste sábado (19) pelo córrego do Torto

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração do Varjão

Atenta à oportunidade trazida pelas chuvas de novembro, a Administração Regional do Varjão se uniu a diversos parceiros para reflorestar algumas áreas degradadas e o entorno de nascentes na região.

A ação ambiental começa neste sábado (19), a partir das 9 horas, quando serão plantadas espécies típicas de mata de galeria nas margens do córrego do Torto, atrás da creche Zilda Arns.

Cerca de 400 mudas, doadas pelo Viveiro Comunitário do Lago Norte, serão plantadas no local. A atividade contará com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e terá a participação de membros da comunidade.

A Administração do Varjão promove atualmente campanha de arrecadação de garrafas pets para construir uma árvore de natal na região. As crianças que fizeram doações concorrerão ao sorteio de uma bicicleta no sábado, dia do plantio.

Entre as espécies que serão plantadas encontram-se ipê, buriti, jenipapo, jerivá, aroeira, cajuzinho-do-cerrado, pequi e barriguda.

Sessenta inscritos no programa de voluntariado do governo de Brasília ajudam nas atividades do viveiro. Eles fazem desde desmame de mudas a produção de plantas medicinais e aromáticas, coletas de sementes, preparo de substrato e marcação de matrizes.