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23/11/16 às 11:09, Atualizado em 13/12/16 às 18:25

Para falar com a Ouvidoria do DF, cidadãos poderão usar telefones disponíveis no Na Hora

A partir desta quinta-feira (24), todas as unidades terão um aparelho exclusivamente para registro de reclamações, denúncias, sugestões ou elogios sobre os serviços do governo

Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

A partir desta quinta-feira (24), as seis unidades do Na Hora terão um aparelho de telefone disponível para o cidadão discar o número 162 e registrar reclamações, denúncias, elogios ou sugestões sobre qualquer assunto de competência do governo. Trata-se de um canal direto com a Ouvidoria do Distrito Federal. O lançamento do serviço ocorrerá amanhã, às 15 horas, na unidade de Taguatinga.

No início de 2016, o órgão recomendou a criação de um canal de ouvidoria em todos os órgãos e entidades com atendimento ao público. “Como a proposta do Na Hora é agrupar a prestação de vários serviços, oferecer também o de ouvidoria facilita a vida do cidadão”, afirma o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira. “Muito melhor resolver tudo em apenas um lugar”, completa.

“Como a proposta do Na Hora é agrupar a prestação de vários serviços, oferecer também o de ouvidoria facilita a vida do cidadão” José dos Reis de Oliveira, ouvidor-geral do DF

As unidades do Na Hora ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. O atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e nos fins de semana, das 8 às 18 horas. A ligação pode ser feita de qualquer telefone fixo.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, todos os servidores do Na Hora foram treinados para auxiliar as pessoas interessadas no serviço. “Essa iniciativa aproxima governo e população e faz com que o cidadão tenha voz e participação ativas na gestão pública”, avalia o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima. “As unidades do Na Hora, que apresentam diariamente grande movimentação de público, são pontos estratégicos para reforçar a aliança entre a comunidade e os órgãos e entidades governamentais”, destaca.

Canais de atendimento da Ouvidoria-Geral do DF

Para facilitar o acesso ao serviço de ouvidoria do governo do DF, além do telefone 162, estão à disposição da sociedade dois canais de atendimento:

Internet
O cidadão se cadastra no site do órgão governamental e consegue acompanhar o andamento de suas demandas e fazer novos registros de reclamações, denúncias, elogios ou sugestões sobre qualquer assunto de competência do governo. O acesso é feito por meio de um login e uma senha, assim como funciona uma conta de e-mail. A ferramenta tem versão para aparelhos móveis, o que possibilita o cidadão tirar uma foto do local ou da situação no momento em que identificar o problema.

Atendimento presencial
Cada órgão público do governo de Brasília conta com uma ouvidoria especializada que atua em sua área específica de trabalho. A lista de endereços está no Portal das Ouvidorias.

Lançamento do novo canal de atendimento da Ouvidoria-Geral do DF

24 de novembro (quinta-feira)

Às 15 horas

No Na Hora de Taguatinga (QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8 – Pistão Sul)

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