01/12/2016 às 10:52, atualizado em 07/12/2016 às 10:33

Fórum do Brasília Cidadã discutirá participação da sociedade no desenvolvimento do DF

Encontro gratuito ocorrerá de 3 a 6 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Inscrições podem ser feitas pelo Portal do Voluntariado ou no local do evento. São 600 vagas

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação. O objetivo é discutir a importância da participação da sociedade civil no desenvolvimento social, econômico e sustentável do Distrito Federal.

O encontro ocorrerá de sábado (3) a terça-feira (6), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. São 600 vagas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do Portal do Voluntariado ou no local do evento. Nesse caso, é necessário fazer o credenciamento e apresentar documento original com foto.

[Numeralha titulo_grande=”600″ texto=”Número de vagas para o 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outra proposta do fórum é fortalecer as redes sociais e solidárias, fomentar iniciativas e soluções inovadoras, informar as ações dos grupos e promover o diálogo com os movimentos sociais, coletivos e de redes.

Para o coordenador de Articulação com o Terceiro Setor, da Casa Civil, Rodrigo Dias, o debate com a sociedade vai contribuir para a regulamentação do Brasília Cidadã. “Como o programa estimula a participação ativa da população, a sociedade civil não poderia estar excluída do processo de criação.”

Brasília Cidadã incentiva a participação social

O Brasília Cidadã está em construção e visa reunir atividades promovidas por diversos órgãos em um só programa. A ideia é estimular a participação e o controle social da população do DF.

Um ponto forte da proposta é o Portal do Voluntariado. Por meio dessa ferramenta, os interessados em desenvolver algum tipo de trabalho voluntário podem ter mais contato com instituições que precisem de ajuda.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A plataforma on-line cruza informações de perfil do cadastrado (como especializações, aptidões, preferências e horários) com do que cada organização (do governo ou não) necessita.

O portal foi inaugurado em junho deste ano. Desde então, voluntários ajudaram o governo de Brasília nos dias de partidas de futebol na capital nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e em ações ambientais; no auxílio a vítimas de temporal em Samambaia; e na organização do show da banda Guns N’ Roses.

Também fazem parte do Brasília Cidadã ações como a Roda de Conversa, o Voz Ativa, audiências e consultas públicas e redes de ouvidoria.

 

1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação

De 3 a 6 de dezembro

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

600 vagas

Inscrições gratuitas pelo Portal do Voluntariado ou no local do evento

Edição: Raquel Flores