03/12/2016 às 19:48, atualizado em 07/12/2016 às 10:33

Até terça-feira (6), evento do Brasília Cidadã discute participação social

Encontro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães começou neste sábado (3), com cerca de 300 pessoas

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

Cerca de 300 pessoas participaram do primeiro dia do Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação neste sábado (3). O evento reúne integrantes de movimentos sociais para discutir a importância da participação popular no desenvolvimento do Distrito Federal.

O evento reúne integrantes de movimentos sociais para discutir a importância da participação popular no desenvolvimento do Distrito Federal.

O Fórum Brasília Cidadã reúne integrantes de movimentos sociais para discutir a importância da participação popular no desenvolvimento do Distrito Federal. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A programação vai até terça (6) e conta com diversos painéis, debates e diálogos temáticos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, compareceu ao local na tarde de hoje. “Vivemos um momento complexo no País e em Brasília. O governo, mesmo que eficiente, não consegue resolver todos os problemas sozinho. Por isso, é importante que a sociedade se envolva na construção de políticas públicas que beneficiem todos os cidadãos”, disse. A esposa do governador e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, também participou dos debates no primeiro dia do fórum distrital.

No evento, também serão apresentados os resultados do Portal do Voluntariado, uma das principais iniciativas do Brasília Cidadã. Inaugurada em junho deste ano, a ferramenta facilita o acesso de quem quer fazer trabalho voluntário nas instituições que precisam de ajuda.

 Brasília Cidadã incentiva a participação social

O Brasília Cidadã está em construção e visa reunir atividades promovidas por diversos órgãos em um só programa. A ideia é estimular a participação e o controle social da população do DF.

[Olho texto='”O governo, mesmo que eficiente, não consegue resolver todos os problemas sozinho”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ponto forte da proposta, o Portal do Voluntariado cruza informações de perfil do cadastrado (como especializações, aptidões, preferências e horários) com o que cada organização (do governo ou não) necessita.

Desde junho, por meio do portal, voluntários ajudaram nos dias de partidas de futebol na capital nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e em ações ambientais; no auxílio a vítimas de temporal em Samambaia; e na organização do show da banda Guns N’ Roses.

Também fazem parte do Brasília Cidadã ações como a Roda de Conversa, o Voz Ativa, audiências e consultas públicas e redes de ouvidoria.

Edição: Marina Mercante