05/12/2016 às 10:40, atualizado em 05/12/2016 às 17:27

Força-tarefa de limpeza e manutenção chega ao Itapoã

Programa Cidades Limpas será desenvolvido na cidade até sexta-feira (9). Operação está prevista ainda para 2016 em outras duas regiões administrativas

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Com o objetivo de atender às demandas populares relacionadas à manutenção do espaço público, o programa Cidades Limpas chegou ao Itapoã nesta segunda-feira (5). Estão programados serviços como limpeza de vias e praças, roçagem, troca de lâmpadas queimadas, revitalização de faixas de pedestres, desobstrução de bocas de lobo, ação tapa-buracos e poda de árvores.

O programa Cidades Limpas chegou ao Itapoã nesta segunda-feira (5).

O programa Cidades Limpas chegou ao Itapoã nesta segunda-feira (5). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

“Trata-se de um conjunto de ações para melhorar o aspecto da cidade”, destacou o governador Rodrigo Rollemberg no lançamento da operação, nesta manhã. “Apesar de esses serviços serem feitos permanentemente pelo governo de Brasília, nesse momento, intensificamos as atuações para garantir melhoria na qualidade de vida das pessoas”, completou.

Outro foco é visitar residências para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Participam da ação, que vai até sexta-feira (9), 170 pessoas, entre servidores públicos, funcionários de empresas que prestam serviço para o governo e reeducandos do sistema penal.

O Itapoã é a segunda região administrativa a receber a iniciativa. A primeira foi o Gama, onde a operação ocorreu de 7 a 18 de novembro. Na mobilização foram recolhidas 3 mil toneladas de entulho e 1,8 mil de lixo verde. Também foram capinados 1,6 mil metros quadrados de áreas públicas, e 5.302 domicílios receberam visitas para o combate ao mosquito da dengue.

“Queremos levar, ainda neste ano, o Cidades Limpas ao Paranoá e a Ceilândia”, adiantou o secretário das Cidades, Marcos Dantas, também presente no evento hoje.

Além da Secretaria das Cidades e da Administração Regional do Itapoã, participam da ação a Agência de Fiscalização (Agefis), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Departamento de Trânsito (Detran), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, e a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Governador Rollemberg foi acompanhar a fase final do plantio da grama nas imediações do circuito de atletismo.

Governador Rollemberg foi acompanhar a fase final do plantio da grama nas imediações do circuito de atletismo. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Visita à pista de atletismo

Antes de deixar o Itapoã, Rollemberg esteve na pista de atletismo inaugurada no ano passado na entrada da região. Ele foi acompanhar a fase final do plantio da grama nas imediações do circuito.

Edição: Marina Mercante