07/12/2016 às 18:30, atualizado em 08/12/2016 às 12:53

Cinco órgãos do governo alcançam 100% de transparência ativa

Caesb, Casa Civil, Secretarias de Infraestrutura e de Mobilidade e Terracap lideram ranking da Controladoria-Geral divulgado nesta quarta-feira (7)

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

A entrega do relatório do projeto Controladoria na Escola à Secretaria de Educação, que seria nesta quinta-feira (8), foi transferida para a sexta-feira (9).

Para que os órgãos governamentais facilitem ainda mais o acesso da população a dados públicos, a Controladoria-Geral do Distrito Federal divulgou o ranking dos 20 que apresentaram maior transparência ativa (quando a entidade fornece a informação) em 2016. Pelo levantamento, as Secretarias da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, de Mobilidade e de Infraestrutura e Serviços Públicos, além da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), atingiram 100% de transparência. A divulgação dos resultados ocorreu nesta quarta-feira (7) no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

A Controladoria-Geral do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (7), ranking com os 20 órgãos governamentais que apresentaram maior transparência ativa (quando a entidade fornece a informação) em 2016.

A Controladoria-Geral do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (7) ranking dos 20 órgãos governamentais que apresentaram maior transparência ativa (quando a entidade fornece a informação) em 2016. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

A avaliação da controladoria-geral levou em conta conteúdos divulgados nos sites dos órgãos e entidades governamentais, tais como: resultados alcançados com ações promovidas, despesas (diárias e passagens, entre outras), auditorias e remuneração de servidores. Também foram considerados, por exemplo, contratos, convênios firmados, horário de funcionamento, licitações e perguntas frequentes.

O controlador-geral do DF, Henrique Ziller, parabenizou o trabalho de transparência das pastas do Executivo local. “Aqui no DF, não tenho receio de dizer que estamos muito avançados. O Estado fornece mais informação do que a população consome”. Ele adiantou que novos trabalhos da controladoria deverão envolver a capacitação da sociedade em fiscalizar os órgãos públicos.

O índice de transparência ativa também tem o intuito de estimular uma competição saudável no governo. Os cinco primeiros lugares receberam uma placa que os certificou como 100% transparentes. O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, disse que é obrigação de um Estado tornar disponíveis à população todas as ações públicas. “O cidadão que paga os impostos — e com isso paga os nossos salários — tem o direito às informações e nós temos o dever de fornecê-las.”

A lista com os avaliados — 51 ao todo — será publicada no site da controladoria. Os outros 15 órgãos que integram a lista dos mais bem colocados são:

Banco de Brasília (BRB) 97%
Jardim Botânico de Brasília 96%
Polícia Civil do Distrito Federal 95%
Secretaria de Fazenda 93%
Secretaria do Meio Ambiente 93%
Arquivo Público do Distrito Federal 92%
Fundação Hemocentro de Brasília 89%
Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos 89%
Casa Militar 88%
Serviço de Limpeza Urbana (SLU) 84%
Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev) 83%
Secretaria de Cultura 83%
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão 80%
Sociedade de Transportes Coletivos (TCB) 79%
Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer 76%

Semana de combate à corrupção

A divulgação do índice de transparência ocorreu na semana de combate à corrupção, que começou no domingo (4) e termina no sábado (10). A Controladoria-Geral do DF organizou eventos para o período.

O lançamento do novo Portal da Transparência está programado para sexta-feira (9), Dia Internacional de Combate à Corrupção. No mesmo dia, ocorrerá a entrega à Secretaria de Educação do relatório do projeto Controladoria na Escola. A iniciativa orienta estudantes, professores e outros servidores a avaliar o colégio em que estudam ou trabalham e pontuar necessidades de melhorias. Para fechar a semana, no sábado (10), a Controladoria-Geral do DF estará presente com informações sobre o tema no projeto Picnik, que reúne moda, gastronomia, música e outras atrações. Será na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, a partir das 13 horas.

 

Edição: Raquel Flores