O Conselho Deliberativo do Centro-Oeste, órgão de administração colegiada da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), reuniu-se nesta quarta-feira (7) em Brasília. O governador Rodrigo Rollemberg participou do encontro na sede do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul.

Em reunião na sexta (2), os governadores do Brasil Central decidiram participar mais ativamente de todas as reuniões do conselho deliberativo. “Estamos aqui para fortalecer o fórum [Brasil Central] e para ter o objetivo em comum do desenvolvimento dos fundos da Sudeco”, explicou Rollemberg. Também estavam hoje os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
Entre os pleitos apresentados, Rollemberg citou a possibilidade de usar parte dos recursos dos Fundos Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) para o financiamento de obras públicas. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, também presente, a demanda será discutida internamente pelo governo federal.
Para Perillo, os fundos são de extrema importância para a criação de empregos e o desenvolvimento em áreas como o agronegócio, a indústria e o comércio. “Conseguimos nos últimos anos multiplicar o PIB [produto interno bruto] por dez”, ressaltou, em referência aos benefícios que os investimentos proporcionaram a Goiás. Ele também disse que levará ao governo federal a necessidade de recomposição do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste.
Leia também
Esta foi a segunda reunião neste ano do Conselho Deliberativo do Centro-Oeste, criado em 2009. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, também faz parte do colegiado, mas não estava presente hoje.
Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO)
O FCO foi instituído em 1989 e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional mediante programas de financiamento aos setores produtivos. Já o FDCO, também criado em 2009, tem a finalidade de assegurar recursos para a implementação de projetos e realização de investimentos em infraestrutura, ações e serviços públicos considerados prioritários no Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste.
Edição: Marina Mercante