18/12/2016 às 20:01, atualizado em 18/12/2016 às 20:03

Ceilândia recebe força-tarefa de limpeza

Por ser extensa, região administrativa terá mais de uma etapa do programa Cidades Limpas. A primeira vai de segunda (19) a sexta-feira (23), e as outras serão marcadas para 2017

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

A maior região administrativa de Brasília será a quarta a receber o programa Cidades Limpas, articulado pela Secretaria das Cidades em parceria com vários órgãos do governo. Por conta da extensão de Ceilândia, a ação será dividida em etapas. Na primeira, de 19 a 23 de dezembro, serão atendidas as regiões da QNQ, da QNR, do Setor O e da Expansão, do Condomínio Privê, do Setor de Indústrias e do Setor de Materiais de Construção. As outras fases ocorrerão no ano que vem.

A força-tarefa se concentra em resolver demandas dos moradores relacionadas à limpeza e à conservação. O objetivo é fazer uma intervenção que proporcione a melhoria imediata do ambiente urbano.

Nesta semana, 250 trabalhadores — servidores públicos e funcionários de empresas terceirizadas — vão atuar em serviços como recolhimento de lixo, tapa-buraco, poda de árvores, roçagem e limpeza de bocas de lobo e de redes de drenagem, além de manutenção de iluminação pública e de sinalização de trânsito. Também haverá ações de manejo ambiental para combater o mosquito Aedes Aegypti.

O Cidades Limpas já foi executado no Gama, no Itapõa e no Paranoá. Uma das principais demandas até agora foi a retirada de lixo e entulho de locais inadequados.

Além da Secretaria das Cidades, participam desta edição a Administração Regional de Ceilândia, a Agência de Fiscalização (Agefis), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Urbanizadora Nova Capital do Brasil (Novacap), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Vigilância Ambiental.

Lançamento da operação Ceilândia — fase 1 do Programa Cidades Limpas
19 de dezembro (segunda-feira)
Às 9 horas
Na QNO 1, próximo às concessionárias