20/12/2016 às 10:10, atualizado em 20/12/2016 às 10:30

FAC vai premiar artistas que contribuem para a identidade cultural de Brasília

Indicações de personalidades, grupos e organizações devem ser feitas até 1º de fevereiro

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Um total de R$ 1,05 milhão — recurso do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) — será dado em prêmios para artistas, grupos e organizações de Brasília que tenham contribuído para a consolidação da identidade local e para o fortalecimento das expressões culturais afro-brasileiras, do hip-hop, da igualdade de gênero e das culturas populares. Os detalhes da premiação estão em quatro editais publicados na sexta-feira (16) no Diário Oficial do DF.

Qualquer pessoa pode indicar alguém que considere merecedor do prêmio, desde que o artista saiba que será indicado. As inscrições, que começaram na segunda (19), podem ser enviadas até 1º de fevereiro de 2017 para o e-mail premiosfac@cultura.df.gov.br ou feitas diretamente na sede da Secretaria de Cultura do DF (SCN, via N2, Anexo do Teatro Nacional Cláudio Santoro), de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

A proposta de indicação precisa ser composta de um formulário, disponível no site da secretaria, e do portfólio. Se feita por terceiros, deve incluir uma carta da personalidade ou do grupo que comprove o conhecimento da indicação e uma carta com assinatura de todos os participantes (no caso de coletivos). Outros documentos podem ser apresentados se puderem ajudar na avaliação.

Prêmios são divididos em quatro áreas

Na área de cultura afro-brasileira, 10 prêmios serão entregues para pessoas físicas e mais 10 para pessoas jurídicas; na de cultura hip-hop, são quatro para pessoas físicas individuais, 10 para pessoas físicas em grupo e um para pessoa jurídica; e na de cultura popular, são 10 para mestras e mestres dos saberes e fazeres e cinco para comunidades com ou sem constituição jurídica própria.

Para a área de equidade de gêneros, os números e categorias são os mesmos de cultura afro-brasileira. São sete categorias que somam 70 prêmios de R$ 15 mil. Ainda não há data para a entrega, mas a previsão é abril de 2017. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail premiosfac@cultura.df.gov.br.

Edição: Marina Mercante