26/01/2017 às 12:12, atualizado em 26/01/2017 às 21:35

Partos ficam suspensos no Hospital de Santa Maria até 13 de fevereiro

Gestantes serão encaminhadas ao Hospital Universitário de Brasília e aos Hospitais Regionais da Asa Norte e do Gama. Ambulância estará disponível na unidade para fazer o transporte das pacientes

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

O Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria ficará com atendimento restrito desta quinta-feira (26) até 13 de fevereiro. Durante o período, apenas os partos deixarão de ser feitos — o serviço ambulatorial permanecerá.

A medida foi uma recomendação da Coordenação de Neonatologia e de UTI Neonatal da Secretaria de Saúde em razão do número insuficiente de neonatologistas (17 profissionais atuam na unidade), responsáveis por avaliar recém-nascidos. O serviço voltará à normalidade com a chegada de novos profissionais, contratados por meio de processo seletivo simplificado.

Para absorver a demanda nesse período, a Superintendência da Região de Saúde Sul traçou plano de contingência. Gestantes de alto risco serão encaminhadas para o Hospital Universitário de Brasília. As grávidas de baixo risco devem se dirigir ao Hospital Regional do Gama e para o Hospital Regional da Asa Norte. Se houver necessidade, haverá ambulância para fazer o transporte.

São, em média, 270 partos mensais na unidade.