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Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/01/2017 às 18:47, atualizado em 13/02/2017 às 17:36
Entre ações articuladas para este ano, destacam-se a implementação do Bilhete Único e o início da operação da faixa exclusiva da EPTG, como prevê o projeto
O governo de Brasília precisou tomar uma série de medidas para equilibrar o sistema de transporte público e, ao mesmo tempo, compensar anos de falta de investimento no setor. Ações como a diminuição do número de fraudes, o maior controle das gratuidades e os reajustes nas passagens para acompanhar a elevação dos custos do sistema, por exemplo, possibilitarão que neste ano a população sinta vários benefícios ligados à mobilidade no Distrito Federal.
A lista de investimentos é extensa e envolve avanços que estavam impedidos há décadas, como a utilização do corredor exclusivo para ônibus na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), conforme prevê o projeto. A questão será resolvida neste ano, segundo a Secretaria de Mobilidade, com a aquisição dos ônibus adaptados com a porta do lado esquerdo. “O governo deixa de desembolsar um recurso muito grande e passa a ter fôlego para investimentos”, resume o titular da pasta, Fábio Damasceno.
Com a estagnação de quase uma década no valor das tarifas, até setembro de 2015, segundo Damasceno, as concessionárias precisaram conter os gastos e priorizar itens como o pagamento dos salários de seus contratados. “O salário do motorista sobe todo ano cerca de 10%. Cresceu 160% em dez anos”, explica.
[Olho texto='”Brasília começa a entrar na era de investimentos em tecnologia para a mobilidade”‘ assinatura=”Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
De acordo com ele, o congelamento impossibilita capacitações dos funcionários, manutenções preventivas da frota e outras ações para a melhoria do serviço. “As empresas tinham que tirar o dinheiro que era do investimento e que o Estado tem o dever de cobrar.”
Os primeiros resultados de investimento deste ano já devem aparecer a partir do mês que vem. O governo lançará o decreto para a implementação do Bilhete Único, com o qual o passageiro poderá utilizar a integração de forma semelhante à que ocorre atualmente com o Cartão Cidadão.
A diferença é que a novidade poderá ser adquirida com maior facilidade, em padarias e farmácias, por exemplo. A recarga poderá ser feita, inclusive, pela internet.
A expectativa, segundo o secretário, é que no futuro a nova ferramenta também possibilite a integração com as bicicletas compartilhadas, além dos ônibus e do metrô. “Brasília começa a entrar na era de investimentos em tecnologia para a mobilidade”, observa.
[Olho texto=”Decreto do governo vai implementar Bilhete Único, biometria facial e GPS nos ônibus. Passageiro será informado em tempo real sobre horário das linhas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
O mesmo decreto determinará a instalação de biometria facial e de GPS nos ônibus e criará o centro de supervisão operacional, para a gerência do sistema. Isso auxiliará o governo no combate a fraudes e possibilitará que o passageiro seja informado em tempo real sobre o horário das linhas.
Além dos 14 terminais inaugurados desde 2015, o governo planeja novas entregas e início de mais obras para 2017, como a do Terminal Asa Norte, bastante esperada por quem passa pela região. Licitação a ser feita pelo Transporte Urbano do DF (DFTrans) possibilitará a abertura de quatro estações do Expresso Sul, que permanecem fora de operação desde que esse sistema começou a funcionar.
Também no primeiro semestre, serão entregues seis novos ônibus movidos a biodiesel. O combustível emite menos gases que agravam o efeito estufa e se juntarão a outros nove que começaram a rodar no dia 12. Os veículos não têm escada, contam com piso baixo, ar-condicionado, câmbio automático, motor traseiro, carroceria moderna e velocidade controlada para 60 quilômetros por hora.
Outra medida aguardada pela população é a renovação da frota das cooperativas que, segundo Fábio Damasceno, não é trocada há quase dez anos. Já em fevereiro, a ideia é entregar cerca de novos 30 micro-ônibus à comunidade.
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Edição: Vannildo Mendes