03/02/2017 às 19:19, atualizado em 06/02/2017 às 10:32

Aprovados no Enem, 105 alunos do #BoraVencer chegam à universidade pelo Sisu

São todos de escolas públicas e de famílias de baixa renda, sem condições de pagar cursinho privado. Selecionados já podem fazer a matrícula no curso da instituição escolhida

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O estudante Ésio Gustavo Pereira Freitas, de 19 anos, foi um dos 105 qualificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que passaram pelos aulões do programa #BoraVencer

O estudante Ésio Gustavo Pereira Freitas, de 19 anos, foi um dos 105 qualificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que passaram pelos aulões do programa #BoraVencer. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A carreira de sucesso em alguma multinacional na área de tecnologia da informação ficou um pouco mais perto para Ésio Gustavo Pereira Freitas, de 19 anos. Apesar de ter pela frente pelo menos cinco anos no curso de engenharia, o jovem já traçou exatamente o seu futuro.

Foi por meio desse planejamento que ele conseguiu entrar para a Universidade de Brasília (UnB), sendo um dos 105 qualificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que passaram pelos aulões do programa #BoraVencer. Desse total, 55 foram para a UnB, 49 para o Instituto Federal de Brasília e um para a Escola Superior de Ciências da Saúde.

“Ao terminar o ensino médio, eu fiquei estudando durante todo o ano de 2016 focado no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, destaca Ésio. “Usei os três primeiros meses para fazer o planejamento da rotina de estudos e para aprender técnicas que me ajudassem a estudar melhor”, explica.

[Olho texto='”O #BoraVencer é uma grande ajuda a quem não pode pagar por aulas particulares”‘ assinatura=”Ésio Gustavo Pereira Freitas, aprovado em engenharia de software na UnB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O futuro engenheiro de software mora em Santa Maria com a mãe, Damiana Luciene Amorim de Freitas, de 46 anos, funcionária de uma empresa da área de serviços gerais.

O ensino médio foi concluído no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, na Quadra 610 da Asa Norte. “Não pude fazer cursinho por dois motivos: prefiro estudar sozinho, e me faltam condições financeiras”, conta. “O #BoraVencer é uma grande ajuda a quem não pode pagar por aulas particulares”, finaliza.

O projeto, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, ofereceu preparação gratuita para o Enem. A iniciativa foi fruto de pedidos feitos pelos participantes da 3ª Conferência Distrital de Juventude, em 2015, e já atendeu 16 mil jovens desde a implementação, no ano passado.

Em janeiro, a pasta já havia destacado que 138 estudantes da rede pública que assistiram aos aulões passaram na seleção da UnB na primeira chamada do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Após recontagem da segunda chamada, esse número subiu para 183.

“Sabemos que esses números são ainda mais expressivos, pois estamos somente computando dados referentes às instituições do DF”, enfatiza a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra. “Muitos estudantes participaram de seleções em outras unidades da Federação”, explica.

[Olho texto='”Sabemos que esses números são ainda mais expressivos, pois estamos somente computando dados de instituições do DF”‘ assinatura=”Aline Bezerra, subsecretária da Juventude” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo ela, a secretaria ainda está na expectativa de mais aprovações via Programa Universidade para Todos (ProUni), com divulgação da primeira chamada na segunda-feira (6). Neste ano o #BoraVencer está com as modalidades Profissionalizante e Concurso, nas quais se inscreveram quase 3 mil pessoas em cada uma.

Começaram matrículas de aprovados em primeira chamada no Sisu

De acordo com o Ministério da Educação, as matrículas para o Sisu começam hoje para os candidatos selecionados na chamada regular da primeira edição deste ano. Elas poderão ser feitas até quarta-feira (8), a critério das instituições de ensino.

Os aprovados devem estar atentos ao cronograma e aos procedimentos estabelecidos pelas instituições, já que não haverá outra chamada para os selecionados na primeira opção de curso. A lista de espera será divulgada em 16 de fevereiro.

[Numeralha titulo_grande=”16 mil” texto=”Total de estudantes que participaram do #BoraVencer em 2016″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cerca de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Enem de 2016 se inscreveram no Sisu para o primeiro semestre de 2017. Como o sistema permite que o candidato faça duas opções de curso, o número de inscrições chegou a quase 5 milhões.

Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em cerca de 6,4 mil cursos de 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

A lista de selecionados em cada unidade, o edital e o cronograma de chamadas estão disponíveis na página do Sisu na internet.

O programa seleciona estudantes com base na nota do Enem. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a definição dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota 0 na redação do exame. No total, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Edição: Vannildo Mendes