08/02/2017 às 13:36, atualizado em 08/02/2017 às 17:00

Parque Bosque dos Tribunais ganha mais 700 mudas do Cerrado

Espécies como pequi e xixá são cultivadas em viveiro da Novacap

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

O Parque Bosque dos Tribunais recebeu, nesta quarta-feira (8), 700 mudas de árvores nativas do Cerrado, como pequi e xixá. As espécies são cultivadas no Viveiro II da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

O Parque Bosque dos Tribunais recebeu, nesta quarta-feira (8), 700 mudas de árvores nativas do Cerrado.Plantio contou com a participação do governador Rodrigo Rollemberg.

O Parque Bosque dos Tribunais recebeu, nesta quarta-feira (8), 700 mudas de árvores do Cerrado. Plantio contou com a participação do governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Já foram plantadas mais de 1,5 mil mudas no parque desde 2015, de acordo com a empresa pública. Esse foi o terceiro plantio do tipo. “É uma iniciativa simples, mas que todos ganham com ela, sobretudo a cidade”, destacou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, após ajudar a descerrar a placa que identifica o local.

O plantio de árvores no Parque Bosque dos Tribunais faz parte do programa de arborização da Novacap, criado na década de 1960. Por meio dele, são colocadas mudas em áreas urbanas das regiões administrativas do Distrito Federal.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, reforçou a relevância de ações desse tipo. “O objetivo maior é a conscientização de que preservar o meio ambiente é uma necessidade e, acima de tudo, uma responsabilidade de todos. Precisamos incentivar a cultura de conservação e da utilização de meios sustentáveis em nossas instituições a fim de garantir que não nos falte água nem recursos fundamentais à vida.”

[Olho texto=”A iniciativa é uma parceria entre a Novacap, os tribunais superiores e a OAB-DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A iniciativa é uma parceria entre a Novacap, os tribunais superiores e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF). No evento, Rollemberg recebeu de Gilmar Mendes ofício que solicita a expansão da malha cicloviária de Brasília para ligar as Asas Sul e Norte ao Setor de Administração Federal Sul, além da ampliação do sistema de bicicletas compartilhadas.

Também foi reivindicada a construção de calçadas. “Vamos examinar os projetos e temos todo o interesse, porque são ciclovias e calçadas que vão atender ao conjunto da população”, disse o governador.

No projeto para o local estão previstos pista de caminhada, estacionamento, equipamentos esportivos, área de vivência, recuperação da área degradada e uma composteira de resíduos orgânicos.

Rollemberg também recebeu do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra, medalha e livro comemorativos dos 70 anos do TST.

Edição: Marina Mercante