09/02/2017 às 14:31, atualizado em 21/05/2018 às 12:16

Centro de Convivência de São Sebastião tem novo endereço

Unidade funcionava no Cras e agora está em espaço próprio, inaugurado nesta quinta-feira (9) no Residencial Oeste

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

O Centro de Convivência de São Sebastião está em novo endereço. Foi inaugurado nesta quinta-feira (9) um novo espaço no Residencial Oeste, na Quadra 102, Bloco B, Praça Linear. São 212,60 metros quadrados, com salas de atendimento, além de copa e depósito.

O local, maior do que o anterior — que funcionava no Centro de Referência Social (Cras) da Quadra 201 —, permitirá mais comodidade no atendimento a adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade. A obra teve o custo de R$ 341.125,23, de emenda parlamentar.

No centro são ofertadas ações educativas e lúdicas que visam ao fortalecimento de vínculos sociais, comunitários e familiares. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. “Vamos ampliar os serviços e, consequentemente, atender melhor a população”, explicou o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gutemberg Gomes, durante a inauguração.

Uma das frequentadoras do local é a aposentada Jaci Araújo, de 69 anos, que ensina bordados e crochê, duas vezes por semana. “Sou formada pela vida e hoje mestre do saber”, disse, em alusão ao nome do projeto do qual faz parte. Sobre o novo espaço, ela detalhou: “Acho que vai ser melhor, porque lá [no Cras] era muito apertado”.

Maria Zélia de Almeida, de 73 anos, é uma das aprendizes. Ela conta que já tem o domínio de algumas técnicas de trabalhos manuais, mas busca o aperfeiçoamento. “É uma tarde maravilhosa para mim”, destacou a aposentada, que participa das atividades há cerca de um ano e meio.

De acordo com a secretaria, o Distrito Federal tem 34 centros de convivência, que atenderam cerca de 7 mil pessoas em 2016.

Edição: Marina Mercante