09/02/2017 às 13:41, atualizado em 10/02/2017 às 15:20

DER-DF promove educação no trânsito na volta às aulas

Esquete teatral para crianças é uma das iniciativas para conscientização sobre a importância de respeitar as leis

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Até 17 de fevereiro, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) aproveita a volta às aulas para fazer campanha de educação no trânsito em colégios públicos e particulares de Brasília. Nesse período, a expectativa dos agentes da autarquia é a de abordar cerca de 6 mil pais e motoristas de ônibus escolares e aproximadamente 4 mil alunos.

Para os pequenos, a Escola Vivencial de Trânsito do DER (Trânsitolândia) apresentou um esquete teatral.

Para os pequenos, a Escola Vivencial de Trânsito do DER (Trânsitolândia) apresentou um esquete teatral. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Os adultos receberão panfletos com orientações de comportamento nas vias e exigências legais para transportar menores de idade. Para os pequenos, a Escola Vivencial de Trânsito do DER (Trânsitolândia) apresentará um esquete teatral.

Segundo a gerente da Transitolândia, Jucianne Oliveira, quando essas informações são transmitidas de forma lúdica e educativa, as crianças tendem a absorvê-las mais facilmente e a cobrar dos pais o respeito às leis.

A operação começou na segunda (6), e, nesta quinta-feira (9), o departamento esteve com dez educadores em uma escola privada de Águas Claras. Na chegada dos alunos, as equipes entregaram materiais informativos e conversaram com os responsáveis sobre os cuidados na volta às aulas.

Pai de dois estudantes, um de 3 e outro de 6 anos, Alexandre Alves do Nascimento, de 39 anos, conta que os filhos já têm consciência de algumas regras básicas, como o respeito ao semáforo e à faixa de pedestre. O empresário lamenta a forma irresponsável como alguns motoristas dirigem perto das escolas. “Andam em velocidade acima do permitido e estacionam em local de desembarque de estudantes, além de outros absurdos.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na terça (14) e na quarta-feira (15), o DER-DF visitará unidades de ensino da rede pública, cujas aulas começam amanhã (10), à exceção dos Centros de Educação de Primeira Infância (Cepis), que retomaram as atividades em 6 de fevereiro, e dos Centros Interescolares de Línguas (CILs), que voltam às salas em 15 de fevereiro.

Orientações para pais e motoristas de transporte escolar

Nas abordagens, a equipe do DER orientou os pais a colocar crianças com menos de 10 anos no banco de trás, a não estacionar em fila dupla, a não utilizar celular enquanto dirigir e a não transportar menores de 7 anos em motocicletas, entre outros cuidados.

Para os condutores de transporte escolar, foram destacadas a vistoria no veículo, a obrigatoriedade de carteira de habilitação da categoria D e a existência dos equipamentos de segurança para embarque no veículo ou desembarque.

Edição: Raquel Flores