14/02/2017 às 12:36, atualizado em 16/05/2017 às 14:35

Conselho de direitos da criança tem novo presidente

Antônio Carlos Carvalho, secretário adjunto de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, assume chefia do colegiado. Também tomou posse nesta terça-feira (14) Fábio Félix, vice-presidente

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, Antônio Carlos Carvalho, assumiu o cargo em cerimônia nesta terça-feira (14), no Palácio do Buriti. Na ocasião, o vice-presidente do colegiado, Fábio Félix (ex-presidente do conselho e representante da sociedade civil), também tomou posse da nova posição no grupo.

O governador Rodrigo Rollemberg assina o termo de posse do novo presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, Antônio Carlos Carvalho.

O governador Rodrigo Rollemberg assina o termo de posse do novo presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, Antônio Carlos Carvalho. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Presente na solenidade, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou que o colegiado é uma garantia da manutenção do diálogo do governo com a população no que diz respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes do Distrito Federal.

“O conselho tem o papel de contribuir com o governo na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas. Vivemos em um momento bom nessa área com o programa Criança Candanga“, disse o governador. Ele citou ainda outras ações já em andamento voltadas para esse público, como a concessão de bolsas de estudos para crianças de 4 e 5 anos (com o objetivo de universalizar a educação infantil); a inauguração de quatro Centros de Educação de Primeira Infância em fevereiro (ao longo do ano serão nove); e a nomeação de 67 pediatras de concurso para servidores temporários a ser publicada no Diário Oficial do DF.

O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e autônomo. Ele é formado por 30 membros — 15 representantes da sociedade civil e 15 do governo. A cada ano, um integrante torna-se presidente do conselho, alternando entre sociedade e administração pública.

Antônio Carlos Carvalho, presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do DF

Formado em administração com pós-graduação em engenharia econômica, atuou no governo federal e é servidor de carreira aposentado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2015, assumiu o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF.

Fábio Félix, vice-presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do DF

Fábio Félix é assistente social, mestre em política social pela Universidade de Brasília, servidor da Secretaria de Políticas para Crianças e atuante no sistema socioeducativo. Ele foi coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes da UnB de 2008 a 2009.

Edição: Paula Oliveira