14/02/2017 às 19:20, atualizado em 15/02/2017 às 10:59

Viva Brasília contribui para reduzir número de homicídios

Ação Centro Legal, parte do principal programa de segurança pública do governo, zerou a quantidade desse tipo de crime no Setor Comercial Sul de janeiro a junho de 2016

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, principal programa de segurança pública do governo de Brasília, desempenha importante papel para a redução de homicídios no Distrito Federal. Como demonstrado no mais recente balanço da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, a estatística de janeiro de 2017 — 40 assassinatos — é a menor registrada no primeiro mês do ano desde 2005.

Em todo o ano passado, houve 588 homicídios contra 693 em 2014 — redução de 105 em números absolutos e de 15,2% nos dois anos do Viva Brasília. É a menor quantidade de pessoas assassinadas no DF desde 2007. Em 2015, foram 618. A taxa índice também apresentou queda expressiva: foram 19,7 por 100 mil habitantes, menor número desde 1992.

Gestão compartilhada com foco em resultados

A explicação dos representantes da Segurança Pública para esse sucesso é um trabalho com gestão compartilhada entre as Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e, por vezes, com outros órgãos de governo, com foco em resultados. Tudo pautado pela transparência, com balanços mensais dos diversos tipos de crime.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O Corpo de Bombeiros atua com alto padrão no pré-atendimento hospitalar, a Polícia Civil tem o maior índice de elucidação de homicídios do Brasil (de 60%), e a Polícia Militar faz operações eficazes para desbaratar gangues e apreender armas de fogo”, destaca a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo.

Para o subsecretário de Gestão da Informação, Marcelo Durante, a atuação não apenas nas consequências mas também nas causas da violência é determinante para o sucesso do Viva Brasília. “A redução dos homicídios é uma demonstração clara de que a ação da polícia articulada com a de outros órgãos públicos e a sociedade é a solução de segurança pública”, avalia.

Centro Legal revitalizou o Setor Comercial Sul

Um exemplo sempre citado para mostrar a eficiência do Viva Brasília — Nosso Pacto Pela Vida é o Centro Legal. Iniciada em 11 de janeiro de 2016, a ação revitalizou o Setor Comercial Sul. Além da presença do policiamento preventivo permanente por meio de rondas, o governo melhorou a iluminação públicalevou eventos socioculturais para o local, mudou a sinalização do trânsito, coibiu o comércio irregular e retirou dali pessoas que vivem nas ruas.

A maior parte dos assassinatos no DF ocorre das 21 horas às 6 horas. Em 2017, nenhum dos 40 registrados foi naquela região. De janeiro a junho do ano passado, não houve registro de homicídios nem estupros na área, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública.

Edição: Raquel Flores