24/02/2017 às 13:37, atualizado em 24/02/2017 às 13:41

Samba anima manhã de doação no Hemocentro de Brasília

Integrantes da Aruc levaram samba a doadores em ação que visa reforçar o estoque de sangue antes do carnaval

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Aos 36 anos, Lindomar Carreiro disse já ter perdido as contas de quantas vezes doou sangue. Morador do Itapoã, o autônomo esteve na manhã desta sexta-feira (24) na Fundação Hemocentro de Brasília para ajudar a manter os estoques da unidade. Ele se preparava para doar quando o batuque começou. Eram os integrantes da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), que brindavam os que ali estavam com a alegria do samba. “Diga, espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu”, cantavam, ao som dos instrumentos.

Lindomar Carreiro se preparava para doar quando o batuque começou. Eram os integrantes da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), que brindavam os que ali estavam com a alegria do samba.

O autônomo Lindomar Carreiro doou sangue na manhã desta sexta-feira (24), quando a escola de samba da Aruc se apresentou no Hemocentro de Brasília. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“Achei muito bacana, animou bastante”, disse Lindomar ao término da apresentação. “Já estou acostumado a doar e recomendo. Essa é uma ação importante”, destacou.

A ação, organizada para chamar mais doadores antes do feriado prolongado, começou na entrada da unidade e passou por diversas salas do Hemocentro. Por onde a música ecoava era possível ver doadores que interagiam com os integrantes da associação, sambando ou, com celulares, fotografando e filmando a apresentação artística.

Um deles era a promotora de eventos Mical Lopes, de 36 anos, que aguardava a senha para entrar. “Filmei para mandar aos amigos e incentivá-los a virem também”, disse a moradora do Setor O, em Ceilândia, que também caiu no samba com a Aruc. “Poder ajudar o próximo é importante, independentemente da época”, ressaltou a doadora assídua.

Reforço no estoque do Hemocentro de Brasília

Em todos os anos, a entidade pública se preocupa em reforçar os estoques de sangue antes do carnaval. Como a instituição abre com horários mais limitados nos dias de festa e há risco maior de acidentes, ações como a exibição da escola de samba cruzeirense são feitas para aumentar a reserva.

[Olho texto='”Todo ano, a gente tem alguma novidade para trazer mais doadores. Nessa época, as pessoas viajam, e precisamos reforçar os estoques para o carnaval”‘ assinatura=”João Rogério de Oliveira, gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro, João Rogério Cardoso de Oliveira, explicou que a atividade ocorreu por meio de parceria, sem custos para a fundação. “Todo ano, a gente tem alguma novidade para trazer mais doadores. Nessa época, as pessoas viajam, e precisamos abastecer a cidade, reforçar os estoques para o carnaval.”

A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc)

Com 55 anos desde a criação, a Aruc é um clube do Cruzeiro com espaço voltado para esportes e tem a escola de samba que mais venceu desfiles do carnaval brasiliense. Foram 31 vezes em um total de 52, de 1962 a 2014. Em 2009, a entidade foi agraciada com o título de Patrimônio Cultural Imaterial pelo governo de Brasília.

“A gente sabe que o carnaval é uma época de festa, de alegria, mas é também de muito risco, em que as pessoas às vezes exageram na bebida, acontecem mais acidentes, e é preciso que os estoques de sangue estejam fortalecidos para eventuais necessidades”, ressaltou o presidente da Aruc, Moacyr Oliveira Filho.

Condições para doar sangue

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, ter boa saúde e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes. Além disso, é preciso estar bem alimentado. Mais informações sobre requisitos para doar sangue e documentos exigidos podem ser encontradas no site do Hemocentro.

A fundação abrirá das 7 às 18 horas no sábado (25); das 7 às 13 horas na segunda (27); e das 14 às 18 horas na Quarta-Feira de Cinzas (1º). No domingo (26) e na terça (28), ficará fechada. O endereço é Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3.

Doações no Hemocentro de Brasília durante o feriado prolongado de carnaval

Sábado (25): das 7 às 13 horas

Segunda (27) e Quarta-Feira de Cinzas (1º): das 14 às 18 horas

Domingo (26) e terça (28): a entidade estará fechada.

Endereço: Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3

Edição: Marina Mercante