25/02/2017 às 19:11, atualizado em 02/03/2017 às 09:44

Serviços públicos atuam para garantir tranquilidade no primeiro dia de carnaval

Cerca de 160 mil pessoas estiveram no Babydoll de Nylon (foto) e 10 mil, no Galinho de Brasília, dois principais blocos que saíram às ruas neste sábado (25)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

No primeiro dia oficial de carnaval, neste sábado (25), os dois principais blocos de rua da cidade reuniram cerca de 162 mil pessoas, de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Tanto o Galinho de Brasília, com 10 mil, quanto o Babydoll de Nylon, com 160 mil, contaram com a atuação integrada de órgãos do governo de Brasília.

Cerca de 160 mil foliões lotaram a Praça do Cruzeiro no bloco Babydoll de Nylon.

Cerca de 160 mil foliões lotaram a Praça do Cruzeiro no bloco Babydoll de Nylon. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Até as 18 horas, o Corpo de Bombeiros Militar não havia atuado em qualquer ocorrência. Entre os 30 blocos previstos para sair hoje, segundo a Polícia Civil, foram registrados dois furtos, uma detenção por uso e porte ilegal de arma e um caso de lesão corporal dolosa. O grande efetivo empregado pela Polícia Militar evitou ocorrências graves.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou somente uma ocorrência de um homem com entorse de tornozelo, na tarde de hoje, no Cruzeiro Novo. Não foi necessário remover a vítima, que foi acolhida e orientada a procurar o serviço médico.

Com funcionamento 24 horas, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) monitora todas as festas nesses dias de carnaval.

Detran-DF trabalhou na véspera do carnaval

As forças de segurança já estavam com foco no carnaval desde a sexta-feira (24). O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) apreendeu 89 veículos e autuou 67 condutores por dirigirem depois de consumir bebida alcoólica. Somente na região do Plano Piloto registraram-se 43 infrações de estacionamento irregular.

Ainda na sexta (24), a Secretaria da Segurança Pública monitorou sete eventos em todo o DF. Os de maior público foram o Carnaval no Parque, com 11 mil pessoas, e o da Praça dos Prazeres, com 2,4 mil. Ambos sem ocorrências.

Na véspera do início oficial do carnaval, foram 29 blocos cadastrados nas seguintes regiões administrativas: Plano Piloto, Guará, Sobradinho, Cruzeiro, Águas Claras, Estrutural, Santa Maria, São Sebastião, Varjão, Brazlândia, Gama e Planaltina.

A programação completa da folia brasiliense está no site Brasília tem Carnaval.

Edição: Raquel Flores