26/02/2017 às 16:34, atualizado em 02/03/2017 às 10:04

Bloco Candanguinhos da Alegria junta brincadeiras com atividades culturais

Bloco na Praça dos Três Poderes teve música, diversas oficinas e brinquedoteca. O contato via WhatsApp do SOS Criança Foliã garante a segurança das crianças, ao facilitar o encontro de filhos perdidos pelos pais

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O carnaval brasiliense tem espaço tanto para os adultos quanto para as crianças, com atrações destinadas ao público infantil. O bloco Candanguinhos da Alegria, próximo ao Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, juntou brincadeiras e atividades lúdicas para os pequenos neste domingo (26).

Crianças pularam carnaval e se divertiram em atividades lúdicas no bloco Candanguinhos da Alegria, próximo ao Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes.

Crianças pularam carnaval e se divertiram em atividades lúdicas no bloco Candanguinhos da Alegria, próximo ao Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Os pequenos foliões pularam o carnaval ao som da banda Tumbalacatumba. Eles também puderam aproveitar a brinquedoteca, participar de oficinas de artes e de tecido, ter o rosto pintado e brincar com bolhas gigantes de sabão e na cama elástica. Havia ainda food trucks e fraldário grátis para as famílias.

Uruguaio morador do Rio de Janeiro, o analista de sistemas Marcelo Benítez, de 36 anos, participou do bloco. Ele levou os filhos Danilo, de 9 anos, e Lara, de 6 anos, para curtir Brasília e comparou as capitais federal e fluminense. “O que procuro sempre é um espaço aberto, com muito verde, e Brasília proporciona isso melhor do que o Rio de Janeiro”, disse.

Visitas guiadas ao Centro Cultural Três Poderes

Segundo a organização — uma parceria entre o Centro Cultural Três Poderes, da Secretaria de Cultura, e a RV Produção Cultural —, o objetivo é ocupar o espaço público da cidade e aproximar as crianças da educação patrimonial. “Uma professora da Secretaria de Educação vai passar o dia vestida de Anita Garibaldi e fazendo visita guiada com as crianças”, diz a diretora do centro, Jussara de Almeida.

A professora em questão é Keyla Guerreiro, de 50 anos, que trabalha há cinco anos no Centro Cultural Três Poderes. Com as vestes da mulher conhecida como a “heroína de dois mundos”, coube a ela explicar a importância dos três monumentos do centro: o Panteão da Pátria, o Museu Histórico de Brasília e o Espaço Lucio Costa.

SOS Criança Foliã ajuda pais a recuperarem filhos perdidos na folia

O SOS Criança Foliã, contato via WhatsApp pelo número de telefone (61) 99212-7776, está ativo durante todo o carnaval. O objetivo é promover o encontro de filhos perdidos pelos pais e dar suporte às pessoas que estejam auxiliando os pequenos desgarrados.

A ferramenta passou a funcionar na sexta-feira (24). É a primeira vez que esse tipo de serviço é oferecido no DF. O Criança Foliã também serve para desafogar o serviço de atendimento de urgência 190. A servidora pública Tayra Graça, de 32 anos, achou interessante a ideia. “É uma forma de ficarmos ainda mais tranquilos com nossos filhos durante as festas”, disse.

Na prática, a pessoa que achar o pequeno deverá adotar alguns procedimentos simples. Na mensagem inserida no WhatsApp, ela deverá se identificar e, em seguida, informar o local em que encontrou a criança. Por fim, deve tirar uma foto dela e informar com que agente público foi deixada. Esses agentes poderão ser policiais militares, bombeiros, profissionais do Detran e, ainda, o responsável pelo bloco ou um brigadista.

Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) será o responsável por colher informações e prosseguir com o atendimento a cada a ocorrência recebida. Além dos profissionais das forças de segurança envolvidos neste processo, o órgão contará com a parceria da Vara da Infância e da Juventude e do Centro de Assistência Social (Cras). Os agentes também estão presentes nos blocos de rua para orientar ambulantes a não vender bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Edição: Paula Oliveira