Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
26/02/2017 às 18:51, atualizado em 02/03/2017 às 10:11
Até as 19 horas, Raparigueiros e Baratona (foto) reuniam 30 mil pessoas no Eixão Sul. Pacotão, na 501 Norte, tinha cerca de 2 mil foliões
Mais de 32 mil pessoas compareceram às ruas para participar dos três principais blocos de carnaval deste domingo (26) até as 19 horas, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Paz Social. No Eixão Sul, estão o Raparigueiros e o Baratona, que somam 30 mil pessoas, enquanto o Pacotão, na 501 Norte, conta com 2,2 mil participantes. Os 35 eventos acompanhados pela pasta ocorrem de forma pacífica. As festas são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que reúne órgãos do governo de Brasília para garantir a tranquilidade dos foliões.
Presente em todos os blocos, a Agência de Fiscalização (Agefis) não registrou nenhuma incidência grave. Já o Conselho Tutelar da Asa Sul recebeu, na noite de ontem (25), uma denúncia de venda de bebidas alcoólicas para menores na 202 Norte. Os conselheiros estiveram no local e fizeram um trabalho de conscientização dos ambulantes. Os conselheiros tutelares fazem plantão para atender às demandas de violação de direitos de crianças e adolescentes. Além disso, servidores da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude atuam nos blocos, distribuindo material informativo.
Apesar das chuvas, a Companhia Energética de Brasília (CEB) não registrou ocorrências ao longo deste domingo nos locais de eventos de carnaval, até as 17 horas. O único ponto onde houve queda de energia foi na área rural de Sobradinho, durante a madrugada. Na noite de sábado, houve problemas na iluminação pública próximo ao Memorial JK entre 19h30 e 21h20. A causa foi um elo fusível queimado. No Lago Sul, a energia caiu devido à queda de uma árvore na rede elétrica. As QIs 9, 11, 13 e 15 ficaram sem luz das 19h56 às 21h25. Nas QIs 5, 17 e 19, a interrupção do fornecimento de energia ocorreu entre 20h45 e 21h25.
De acordo com a Polícia Civil, entre a zero hora desse sábado (25) e as 16 horas de hoje, foram registradas 80 ocorrências. Dessas, 53 principalmente sobre furtos de objetos. Houve ainda seis casos de roubo e quatro de furtos a pedestres, cinco de lesão corporal dolosa, além de quatro notificações de uso e porte de drogas. O Corpo de Bombeiros Militar do DF não fez atendimentos nos principais blocos até as 18 horas deste domingo, e a Polícia Militar também não registrou ocorrências.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheu 23 toneladas de lixo desde sábado até as 17 horas deste domingo. A coleta foi feita por 523 agentes de limpeza. Incluídos os eventos da sexta-feira, foram recolhidas 30,2 toneladas de resíduos sólidos. Entre o sábado até a manhã de hoje, a quantidade de materiais recolhidos era de 14 toneladas.
Em relação às ocorrências de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde, registrou duas entre a zero hora e as 17 horas deste domingo. Uma pessoa feriu o pé com um objeto cortante, e outra se sentiu mal durante um evento. Nenhuma das vítimas quis ser transportada pelo Samu. Depois de orientadas pelas equipes do serviço, deixaram o local por meios próprios.
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) está com 125 ônibus extras nas ruas, 25 de cada empresa, atuando de acordo com a demanda de passageiros. A autarquia esclarece que mantém o corujão (percursos de madrugada) e oferta ônibus ligando a Rodoviária do Plano Piloto às regiões administrativas e circulares até a 1 hora da manhã de domingo (26) e as 2 horas da manhã de segunda (27); de terça (28); e de quarta-feira (1º). No sábado foram oferecidos 60% da frota alocada do sistema de transporte público; no domingo, serão 40%; na segunda-feira, 60%; na terça-feira, 40%; e na quarta-feira, 100%.
Foram registradas 75 infrações de trânsito pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), das quais 38 ocorreram por falta de cinto de segurança, 20 por não parar na faixa de pedestre e 17 por outras razões. Ao todo, foram recolhidos 37 veículos.
A programação completa da folia brasiliense está no site Brasília tem Carnaval, sujeita a alterações.
Edição: Raquel Flores