27/02/2017 às 16:45, atualizado em 27/02/2017 às 16:48

Quarto dia de carnaval em Brasília tem 28 eventos registrados

Previsão é de 507 mil pessoas em todos os blocos de Brasília nesta terça (28)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Esta terça-feira (28) marca o quarto dia de comemorações mais intensas do carnaval de Brasília com 28 eventos cadastrados pela Secretaria de Cultura. De acordo com a previsão da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, 507 mil pessoas devem comparecer às folias. A programação completa está no site Brasília tem Carnaval.

dia_28_carnaval_agencia_brasilia

As festas já começam pela manhã, com quatro blocos. Os primeiros — do Sesc do Guará I (das 8 às 17 horas) e do Parque da Cidade (das 10 às 14 horas) — saem desde sábado. O Calango Careta (das 10 às 18 horas), na 408/9 Norte, busca romper preconceitos com festividades pagãs, enquanto o Pacotão (das 11 às 21 horas) tem marchinhas com temas políticos e sociais.

Na terça de carnaval também vão às ruas os blocos Alvorada do Planalto (na frente do Clube Vizinhança da 108/109 Sul), Essa Boquinha eu já Beijei (no Setor Comercial Sul), Pipoka Azul (entre a Torre de TV e a Funarte), Menino de Ceilândia (na CNM 1), Espírito Celta (na Praça dos Prazeres, na 201 Norte) e Baratinha (no Estacionamento 12 do Parque da Cidade).

Fazem parte ainda da programação do último dia oficial de carnaval os blocos Raparigueiros e Baratona, ambos no Eixão Sul. No domingo (26), eles reuniram 180 mil pessoas.

Esquema especial de segurança

Segundo a Polícia Militar, a segurança dos eventos é organizada de acordo com a previsão de público. Em todos os dias de festa será empregado efetivo — a pé, motociclístico e com viaturas — das unidades especializadas (Rotam, de Patamo, BPChoque e Cavalaria), além de policiamento de trânsito e helicóptero.

Também haverá bases móveis para apoiar o trabalho dos policiais e para emitir carteirinhas de identificação infantil, com intuito de manter a proteção das crianças. Por questão de segurança, o efetivo total não é divulgado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Polícia Civil trabalhará 24 horas todos os dias em 17 delegacias — quatro no Plano Piloto (1ª DP, no final da Asa Sul; 5ª DP, próximo ao Estádio Mané Garrincha; Delegacia da Criança e do Adolescente, na 204/205 Norte; e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, na 204/205 Sul) e 13 em outras regiões administrativas. Além disso, a Polícia Civil terá reforço das unidades especializadas. A Delegacia Eletrônica, pela internet, e o telefone 197 também vão ficar 24 horas por dia à disposição.

Como o número de foliões para os primeiros dias foi maior que o previsto — no Babydoll de Nylon foi o dobro do esperado —, a Secretaria da Segurança Pública pediu aos blocos que finalizassem as atividades até a meia-noite para facilitar o operativo de transporte e de limpeza dos espaços públicos.

Mudanças no trânsito para passagem de blocos

Devido à saída do bloco infantil Baratinha, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a via interna entre a rotatória do Nicolândia até a saída para a N1 ficará no sentido anti-horário a partir das 11 horas.

Durante o deslocamento do bloco Menino de Ceilândia, o tráfego no sentido Avenida Hélio Prates será desviado para a via do Fórum, a partir das 13 horas, e o estacionamento ficará isolado. As equipes do Departamento de Trânsito deverão fechar alguns acessos que julgarem necessário.

Para as comemorações na Praça dos Prazeres, se for preciso, o acesso do Eixinho Leste Norte ao comércio da 201/202 e da ligação da 301/302 para a 201/202 será bloqueado. A entrada de veículos no comércio da quadra não poderá ser pela rotatória próximo à 402 Norte residencial.

Responsável pelo fechamento de vias dos blocos Baratona, Raparigueiros e Pacotão, o Batalhão de Trânsito da PM fará uma operação específica. As interdições serão de acordo com a evolução dos desfiles. Para a continuidade da festa, o trânsito ficará interrompido no Eixão e no Eixinho Norte.

Outras mudanças podem ser feitas para garantir a fluidez e a segurança dos pedestres, sempre que necessário.

Edição: Raquel Flores