02/03/2017 às 14:03, atualizado em 02/03/2017 às 14:21

Saúde distribuirá 12 mil repelentes para grávidas

Produto foi fornecido pelo governo federal e será entregue às brasilienses em março

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Gestantes em situação de vulnerabilidade social e cadastradas em programas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família, serão beneficiadas com a distribuição gratuita de 12 mil repelentes por parte da Secretaria de Saúde do DF. A ação é inédita na capital do País.

O produto, em spray e embalagem de 100 mililitros, foi fornecido pelos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Agrário, sem custos ao governo de Brasília. A distribuição ocorrerá neste mês nas superintendências das sete Regiões de Saúde, em data a ser divulgada pela pasta.

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho, a oferta dos repelentes é uma forma de proteger as mães da infecção pelo zika vírus e os bebês contra a microcefalia.

A subsecretaria destaca que a principal forma de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é manter a residência constantemente monitorada, de forma a evitar água parada e a proliferação do mosquito. É necessário fazer vistorias em casa: manter caixas, tonéis e barris de água com tampa; fechar bem os sacos plásticos com lixo; manter garrafas de vidro ou plástico com a boca para baixo e encher os pratinhos ou vasos de planta com areia. Também é preciso limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

Em caso de identificação de focos, os moradores podem acionar a Vigilância Ambiental pelo telefone 160.