03/03/2017 às 10:02, atualizado em 03/03/2017 às 18:08

Saúde faz exames preventivos de câncer uterino no mês da mulher

Ação busca localizar pacientes de 25 a 64 anos que não fazem o teste regularmente. Todas as unidades básicas de saúde farão agendamentos sem limite de vagas

Por Marina Nery, da Agência Brasília

O governo de Brasília programou uma série de atividades para o mês da mulher, comemorado em março, como parte da campanha Brasília de Todas as Mulheres. Entre as mais de 50 ações previstas, a Secretaria de Saúde fará busca ativa para exame preventivo de câncer uterino. A estratégia se estenderá ao longo do ano.

O alvo são mulheres de 25 a 64 anos que nunca fizeram o exame, as que o realizaram há mais de três anos ou as que tenham apresentado resultados alterados. Por meio da Coordenação de Atenção Primária e Gerência de Câncer, a pasta pretende alcançar o maior número possível e bater a meta de atender 30% do público feminino durante o ano, o equivalente a 100 mil exames.

[Numeralha titulo_grande=”100 mil” texto=”Meta de exames preventivos de câncer de útero a serem realizados no DF em mulheres de 25 a 64 anos” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ação será desenvolvida por meio de visitas dos agentes de saúde da família, abordagem dentro das unidades básicas e divulgação interna em toda a rede de atendimento à saúde do DF. “Todas as unidades terão agenda livre para marcar os exames, sem um limite mínimo ou máximo de vagas”, afirma Viviane Albuquerque, técnica da área da Saúde da Mulher.

Segundo ela, essa não é uma campanha como a desenvolvida durante o Outubro Rosa — com foco no diagnóstico e prevenção ao câncer de mama — mas uma mobilização pontual para diminuir a incidência desse tipo de doença. “Hoje o câncer de útero é o terceiro mais comum entre a população feminina, atrás apenas do de mama e do colorretal. Há dois anos, ele era o segundo”, destaca.

[Olho texto=”“Hoje o câncer de útero é o terceiro mais comum entre a população feminina, atrás apenas do de mama e do colorretal”” assinatura=”Viviane Albuquerque, técnica da área de Saúde da Mulher” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a técnica, a diminuição no número de casos é um reflexo direto da assistência e da educação da população, o que depende do serviço prestado na rede de atenção primária.

Câncer de colo de útero

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor do colo é uma infecção genital, causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), que, na maioria das vezes, não causa doença. No entanto, em alguns casos as alterações celulares resultam na doença. Conhecido como Papanicolau, o exame preventivo detecta facilmente as variações, por isso a importância dos exames preventivos.

Brasília de Todas as Mulheres

Organizados pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, os eventos são uma iniciativa do governo com a sociedade civil e a seção de assuntos femininos da Organização das Nações Unidas, a ONU Mulheres.

Na programação há palestras, reuniões, encontros, audiências públicas e fóruns, entre outras atividades gratuitas, em várias regiões administrativas, todas abertas à população.

Para acompanhar o calendário de atividades, basta acessar o site da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Agendamento de exames preventivos de câncer uterino

Nas unidades básicas de saúde

Das 7 às 18 horas

De segunda a sexta-feira

Edição: Vannildo Mendes