07/03/2017 às 11:10, atualizado em 07/03/2017 às 12:04

Dia Internacional da Mulher será celebrado na Estação Central do metrô

Desfile e exposição fotográfica são destaques de evento gratuito na quarta-feira (8), a partir das 16 horas

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Para homenagear as mulheres e celebrar a equidade de gêneros, a Estação Central de metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, receberá nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, às 16 horas, atividades gratuitas que incluem desfile e exposição fotográfica.

Organizado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o evento tem, como destaque, o desfile Mulheres no Mercado de Trabalho, em que representantes de diferentes órgãos do governo de Brasília exibirão as fardas com as quais prestam serviço.

Além de trabalhadoras do Metrô, haverá mulheres com uniformes do Departamento de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar e Civil.

Outra atividade programada é a exposição 50 tons de si mesma, com imagens de 20 modelos plus size de Brasília capturadas por 15 fotógrafos também da cidade.

Um dos trens do Metrô-DF foi adesivado com o tema “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Na quarta-feira, haverá também a distribuição de materiais educativos da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).

Profissionais do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) farão exames gratuitos para diagnosticar o glaucoma, doença sem sintomas que causa cegueira. Eles também darão orientações sobre tratamento e prevenção.

As atividades no metrô fazem parte da programação organizada pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos para todo o mês de março.

Solenidade do Dia Internacional da Mulher no Metrô

8 de março (quarta-feira)

A partir das 16 horas

Estação Central na Rodoviária do Plano Piloto

Edição: Paula Oliveira