09/03/2017 às 16:32, atualizado em 10/03/2017 às 09:06

Oficina gratuita de coaching para mulheres será neste sábado (11)

Ação faz parte do Seminário Equidade de Gênero nas Profissões da Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Com o objetivo de ajudar mulheres a terem a segurança necessária para enfrentar a discriminação no ambiente profissional, a Secretaria de Cultura promove neste sábado (11) oficina gratuita de coaching pessoal e profissional.

A ação é aberta ao público feminino, que não precisará se inscrever com antecedência, das 9 horas às 12h30 e das 14h30 às 18 horas, no Museu da República.

De acordo com a coaching Angélia Diano, que ministrará o curso, essa é uma oportunidade de fortalecimento emocional e psicológico diante das desigualdades profissionais no mercado cultural.

“A ideia é quebrar paradigmas de discriminação. Não adianta só ter a técnica, se essas mulheres não tiverem o equilíbrio necessário para lidar com as situações de discriminação do dia a dia.”

Seminário sobre equidade de gênero

A oficina integra a programação do Seminário Equidade de Gênero nas Profissões da Cultura (Semina), organizado pela Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria de Cultura.

Serão debatidas políticas públicas mais efetivas para reverter a desigualdade e proporcionar oportunidades profissionais para mulheres que tenham interesse nas profissões ligadas à cultura.

Há atividades programadas até 18 de março, todas voltadas para profissões técnicas da área cultural, como produção, discotecagem, finalização audiovisual, palhaçaria, rima e assistente de cenografia. As vagas para esses encontros já estão preenchidas.

Esta é a segunda edição do seminário. Em dezembro de 2016, 90 mulheres participaram de três dias de oficinas. Neste ano, o evento está maior, com mais cursos e com 300 inscritas.

As oficinas gratuitas ocorrerão no Museu Nacional da República, na Casa Abrigo, no Teatro Goldoni, na Casa Frida e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Mulheres no mercado cultural

Segundo a gerente de Comunicação para a Diversidade, da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Jocelina Gomes, o projeto visa à inclusão feminina na cultura. “Existe um número menor de mulheres nessa área, e por isso a gente fez o seminário para garantir equidade, promover capacitação e qualificação para que elas possam trabalhar e tirar esse estigma de ser uma área masculina.”

A cantora Moara Ribeiro, de 23 anos, participou do seminário no ano passado e conta como o curso de sonorização alavancou sua perspectiva profissional: “Esse processo mudou a minha realidade. Fiquei tão encantada a ponto de me inscrever em outro curso e mudar minha carreira”.

Ela foi a única mulher aprovada no curso técnico de áudio e gravação da Escola de Música de Brasília, que tem duração de 4 anos. Dos 100 inscritos, apenas 10 mulheres concorreram às vagas.

O seminário, que neste ano contou também com a inscrição de mulheres transexuais, reúne profissionais da área de produção e gestão cultural, engenharia e técnica de áudio, luz, cenografia, fotografia, musicistas, artistas e produção musical.

Oficina de Coaching para Mulheres — Seja a mulher da sua vida

11 de março (sábado)

Das 9 horas às 12h30 e das 14h30 às 18 horas

No Museu Nacional da República

Edição: Paula Oliveira