16/03/2017 às 16:48, atualizado em 16/03/2017 às 17:28

Virada do Cerrado tem calendário de capacitação definido

Serão cinco reuniões temáticas com foco na preservação dos recursos hídricos. Evento ocorrerá de 1º a 3 de setembro. O comitê criativo do programa traçou as linhas gerais nesta quinta-feira (16)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Com o tema Água, as atividades que culminarão na Virada do Cerrado estão definidas para 2017. Serão cinco reuniões mensais de formação e capacitação dos agentes que trabalharão no evento, que ocorrerá de 1º a 3 de setembro.

Cerca de cem pessoas — entre membros do governo, de entidades de cunho ambiental e da comunidade — participaram, na manhã desta quinta-feira (16), da primeira reunião do comitê criativo do programa.

“Foi um debate produtivo, em que foram apresentados o histórico e as diretrizes para a próxima edição, além de definido o calendário”, conta a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Barbosa, que coordena o grupo gestor.

[Olho texto=”Em 2017, a Virada do Cerrado vai abordar os desafios da crise hídrica que castiga Brasília, além de conscientizar a população sobre a relevância do bom uso da água” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 2016, 45 mil pessoas participaram das atividades. Em 2015, a iniciativa mobilizou 20 mil integrantes.

As abordagens de formação são temáticas, abertas ao público, e têm o objetivo de atingir diversos setores da sociedade, sobretudo os membros dos comitês locais de educação ambiental que devem atuar nas 31 regiões administrativas. Em agosto, cada localidade deve apresentar as ações previstas para a data oficial do evento, em setembro.

Um movimento contínuo pela preservação ambiental

A Virada do Cerrado é um movimento contínuo que tem como proposta incentivar a participação popular nas ações de preservação ambiental no DF. O evento sempre ocorre em setembro, mês em que o Dia do Cerrado é celebrado, no dia 11.

A expectativa em 2017 é abordar os desafios da crise hídrica que castiga Brasília, além de conscientizar a população sobre a relevância do bom uso da água. Em 2016, o tema do evento foi Mudanças Climáticas e, em 2015, Cidadania.

Calendário de atividades da Virada do Cerrado em 2017

19 de abril – Carta da Terra e o ciclo da água

18 de maio – Água e território: por que estamos sem água?

13 de junho – Gestão de recursos hídricos

12 de julho – Tecnologias sociais com a água

16 de agosto – apresentação das atividades das administrações regionais

Edição: Vannildo Mendes