18/03/2017 às 17:36, atualizado em 20/03/2017 às 19:39

Cidades Limpas volta a Ceilândia em décima ação do programa

De segunda (20) a 31 de março, força-tarefa coordenada pela Secretaria das Cidades atuará nos Setores O, P Norte, P Sul, Guariroba e Expansão do Setor O

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

A força-tarefa de limpeza, conservação e revitalização promovida pelo governo de Brasília atuará novamente em Ceilândia — maior região administrativa do Distrito Federal — de 20 a 31 de março. O lançamento da décima operação do programa Cidades Limpas será às 9 horas de segunda-feira (20), na Praça do Trabalhador (ao lado da administração regional).

Desta vez, as ações, coordenadas pela Secretaria das Cidades, ocorrerão na área central. As equipes estarão nos Setores O, P Norte, P Sul, Guariroba e Expansão do Setor O. Essa é a segunda vez que os trabalhos são feitos em Ceilândia.

Lançado em novembro de 2016, o Cidades Limpas consiste em uma articulação entre diferentes órgãos de governo e empresas públicas para promover uma melhoria imediata no ambiente urbano.

Entre os serviços executados estão: retirada de entulho e de lixo despejados inadequadamente, poda de árvores, roçagem em áreas públicas, revitalização da sinalização de trânsito, recuperação da iluminação pública e operações tapa-buraco.

Polícia Civil participa com posto móvel na Casa do Cantador

Uma novidade desta edição do Cidades Limpas é a inclusão da Polícia Civil entre os órgãos que participam da força-tarefa. A corporação estará com um posto móvel instalado na Casa do Cantador, entre o P Sul e a Guariroba, para fornecer identidade social aos moradores.

Combate ao mosquito transmissor da dengue

O programa também conta com uma frente de combate ao mosquito Aedes aegypti e outros vetores de doenças. Agentes de Vigilância Ambiental e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar fazem vistorias em imóveis em busca de focos ou de possíveis reservatórios para o desenvolvimento das larvas do inseto que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus.

Durante as vistorias, os moradores são orientados a retirar de casa os inservíveis — móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e outros pertences dos quais queiram se desfazer. Em seguida, a Administração Regional de Ceilândia dá o encaminhamento correto aos bens dispensados, com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Além da Secretaria das Cidades, da Administração Regional de Ceilândia, da Polícia Civil, da Novacap, do Corpo de Bombeiros Militar e do SLU, integram a ação a Agência de Fiscalização (Agefis), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o Departamento de Trânsito (Detran), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Polícia Militar e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Cerca de 340 servidores estão escalados para o trabalho.

O programa Cidades Limpas já passou por Brazlândia (duas vezes), pela Estrutural, pelo Gama, pelo Itapoã, pelo Paranoá, por Planaltina e por São Sebastião. Na etapa anterior de Ceilândia, a força-tarefa percorreu a QNQ, a QNR, o Setor O, a Expansão do Setor O, o Condomínio Privê, o Setor de Indústrias e o Setor de Material de Construção.

Abertura do programa Cidades Limpas em Ceilândia

20 de março (segunda-feira)

Às 9 horas

Na Praça do Trabalhador (ao lado da Administração Regional de Ceilândia)