19/03/2017 às 10:09, atualizado em 05/05/2017 às 20:39

CIL de Taguatinga envia representantes para fórum da Unesco no Canadá

A professora de inglês Cristina Lourenço e a aluna Luiza Rafael participaram do encontro, de 4 a 10 de março, quando foi elaborado um documento sobre cidadania. Presença no projeto internacional foi garantida porque a unidade de ensino já participa de credenciamento para ser escola associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

O fórum ocorreu na Unesco em Ottawa, e não na Universidade de Alberta, como informado anteriormente. Além disso, o CIL de Taguatinga pôde ir à reunião porque estava em processo de credenciamento para ser escola associada da Unesco.

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Taguatinga marcou presença em um fórum da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de 4 a 10 de março, em Ottawa, no Canadá. A unidade de ensino do Distrito Federal foi representada pela professora de inglês Cristina Lourenço e pela estudante Luiza Rafael Vasconcelos.

A estudante Luiza Rafael e a professora de inglês Cristina Lourenço representaram o CIL de Taguatinga no fórum da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, no Canadá

A estudante Luiza Rafael e a professora de inglês Cristina Lourenço representaram o CIL de Taguatinga no fórum da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no Canadá. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Com o objetivo de reunir vozes de alunos de 12 países, elaborou-se no encontro a carta branca, um documento com perspectivas e propostas dos jovens sobre cidadania. “A gente fez a carta com base no que aprendemos antes da viagem”, conta Luiza, de 15 anos.

Para essa preparação, ela e 20 estudantes do CIL organizaram trabalhos do fórum, disponíveis na plataforma digital da Unesco de outubro de 2016 a fevereiro deste ano. No entanto, apenas um deles poderia ir, pois só havia uma vaga.

Segundo a professora Cristina, Luiza foi escolhida para fazer parte da elaboração da carta devido ao perfil crítico da jovem.

Agora, o documento será traduzido para português. Assim, o material criado pelos alunos poderá ser fornecido para todo o Brasil.

CIL de Taguatinga recebe selo da Unesco

O CIL de Taguatinga pôde ir ao encontro canadense porque estava em processo para se associar à Unesco, pelos projetos que desenvolve e que foram reconhecidos por esse braço da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Foi a primeira escola pública brasileira a participar, porque só vão as conveniadas”, explica Cristina. “Esse mérito pode abrir portas para outros CILs.” A vaga foi conseguida graças a uma parceria do centro com a Universidade Católica de Brasília, que tem convênio com a Unesco.

[Olho texto='”Muitos jovens aprendem línguas porque os pais cobram, mas, quando você oferece essa oportunidade de intercâmbio, todos ficam mais interessados”‘ assinatura=”Cristina Lourenço, professora de inglês do CIL de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Luiza reconhece o valor de sair do País também como experiência de vida. “Nunca tinha viajado para fora e ainda conheci outros alunos de todo o mundo. Converso com eles todos os dias e aprendo como temos problemas em comum e outros diferentes”, relata.

Além da elaboração da carta e do crescimento pessoal da estudante, Cristina acredita que a conquista é um ganho para o CIL. “Muitos jovens aprendem línguas porque os pais cobram, mas, quando você oferece essa oportunidade de intercâmbio, todos ficam mais interessados. O que veio de bom para mim e para a Luiza, veio para todos”, comemora a professora de inglês.

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Edição: Raquel Flores