19/3/17 10:09
Atualizado em 5/5/17 às 20:39

CIL de Taguatinga envia representantes para fórum da Unesco no Canadá

A professora de inglês Cristina Lourenço e a aluna Luiza Rafael participaram do encontro, de 4 a 10 de março, quando foi elaborado um documento sobre cidadania. Presença no projeto internacional foi garantida porque a unidade de ensino já participa de credenciamento para ser escola associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

O fórum ocorreu na Unesco em Ottawa, e não na Universidade de Alberta, como informado anteriormente. Além disso, o CIL de Taguatinga pôde ir à reunião porque estava em processo de credenciamento para ser escola associada da Unesco.

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Taguatinga marcou presença em um fórum da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de 4 a 10 de março, em Ottawa, no Canadá. A unidade de ensino do Distrito Federal foi representada pela professora de inglês Cristina Lourenço e pela estudante Luiza Rafael Vasconcelos.

A estudante Luiza Rafael e a professora de inglês Cristina Lourenço representaram o CIL de Taguatinga no fórum da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, no Canadá
A estudante Luiza Rafael e a professora de inglês Cristina Lourenço representaram o CIL de Taguatinga no fórum da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no Canadá. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Com o objetivo de reunir vozes de alunos de 12 países, elaborou-se no encontro a carta branca, um documento com perspectivas e propostas dos jovens sobre cidadania. “A gente fez a carta com base no que aprendemos antes da viagem”, conta Luiza, de 15 anos.

Para essa preparação, ela e 20 estudantes do CIL organizaram trabalhos do fórum, disponíveis na plataforma digital da Unesco de outubro de 2016 a fevereiro deste ano. No entanto, apenas um deles poderia ir, pois só havia uma vaga.

Segundo a professora Cristina, Luiza foi escolhida para fazer parte da elaboração da carta devido ao perfil crítico da jovem.

Agora, o documento será traduzido para português. Assim, o material criado pelos alunos poderá ser fornecido para todo o Brasil.

CIL de Taguatinga recebe selo da Unesco

O CIL de Taguatinga pôde ir ao encontro canadense porque estava em processo para se associar à Unesco, pelos projetos que desenvolve e que foram reconhecidos por esse braço da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Foi a primeira escola pública brasileira a participar, porque só vão as conveniadas”, explica Cristina. “Esse mérito pode abrir portas para outros CILs.” A vaga foi conseguida graças a uma parceria do centro com a Universidade Católica de Brasília, que tem convênio com a Unesco.

"Muitos jovens aprendem línguas porque os pais cobram, mas, quando você oferece essa oportunidade de intercâmbio, todos ficam mais interessados" Cristina Lourenço, professora de inglês do CIL de Taguatinga

Luiza reconhece o valor de sair do País também como experiência de vida. “Nunca tinha viajado para fora e ainda conheci outros alunos de todo o mundo. Converso com eles todos os dias e aprendo como temos problemas em comum e outros diferentes”, relata.

Além da elaboração da carta e do crescimento pessoal da estudante, Cristina acredita que a conquista é um ganho para o CIL. “Muitos jovens aprendem línguas porque os pais cobram, mas, quando você oferece essa oportunidade de intercâmbio, todos ficam mais interessados. O que veio de bom para mim e para a Luiza, veio para todos”, comemora a professora de inglês.

Edição: Raquel Flores

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