23/03/2017 às 18:16, atualizado em 24/03/2017 às 11:06

Flamengo e Vasco organizam acesso para o clássico no Mané Garrincha

Além da separação de torcidas organizadas, foram definidos o esquema de segurança privada e os portões de entrada para delegações, imprensa e autoridades

Por César Filho, da Agência Brasília

Flamengo e Vasco definiram nesta quinta-feira (23) o esquema para o acesso das torcidas, da imprensa e das delegações no clássico deste domingo (26), às 18h30, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Também ficou acertado o planejamento da atuação da segurança privada na partida, válida pela quarta rodada da Taça Rio.

A estimativa de público é de 40 mil pessoas. Para evitar o contato e eventuais conflitos entre torcedores, os portões de entrada serão diferentes para os dois clubes. A tranquilidade do público dentro do estádio estará a cargo de um forte aparato, que também fechou hoje o esquema operacional.

[Numeralha titulo_grande=”355″ texto=”Quantidade de seguranças privados escalados para atuar dentro do estádio no controle de distúrbios” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Serão 355 seguranças divididos em diversas funções. Só para impedir o acesso de torcedores e de pessoas não autorizadas a outros níveis do estádio, foram designados 71 profissionais, que farão o controle nas escadas e elevadores.

O torcida organizada do Flamengo, as delegações e as viaturas entrarão pelo portão X, voltado para o Autódromo de Brasília. A entrada dos vascaínos será pelo portão S, voltado para o Ginásio Nilson Nelson.

O planejamento, tanto de torcidas como de equipes envolvidas com o espetáculo, ficou assim definido:

  • Portão X – torcida do Flamengo, delegações e viaturas
  • Portão S – torcida do Vasco
  • Portões D, H, I e M – torcida mista
  • Portão A – entrada de serviço
  • Portão B – credenciamento
  • Portão V – acesso de autoridades

Para o trabalho nas arquibancadas foram designados 75 seguranças, que atuarão no isolamento das torcidas, na contenção de conflitos, na orientação do público misto e no controle da circulação nos degraus.

Os portões internos e externos terão 125 seguranças, para revista pessoal e para controle de acesso das arquibancadas, da imprensa, de autoridades e de veículos credenciados.

A área de competição – zona mista – e o campo terão 49 seguranças, para controle de acesso, permitido apenas a pessoas credenciadas, e para impedir invasões. O isolamento, a coordenação dos setores e a distribuição e controles de rádios de comunicação serão feitos por outros 35 agentes.

O plano geral de segurança para a partida, dentro e fora do estádio, foi estruturado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, que coordenará as ações em parceria com representantes dos clubes, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Metrô terá horário diferenciado no domingo (26)

O horário normal de circulação do metrô de Brasília aos domingos é das 7 às 19 horas, mas, em função do jogo Flamengo x Vasco, os trens rodarão das 10 às 22 horas, de acordo com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Edição: Vannildo Mendes