04/04/2017 às 10:52

Lei de Uso e Ocupação do Solo tem nova página na internet

Com as mudanças, processo de elaboração da Luos pode ser acompanhado de forma mais didática

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Para deixar a informação mais acessível ao público, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação criou uma nova página na internet para consultas sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal (Luos).

Com leiaute reestruturado, o processo de elaboração da Luos, até chegar à Câmara Legislativa, é apresentado de forma mais visual, dividido por cores.

Uma das novidades é um mapa dinâmico, por meio do qual se conhece a norma em vigor para uso e ocupação de cada localidade e a proposta da Luos.

Pelo quadro de parâmetros e pela tabela de atividades, o cidadão pode ver detalhes como a altura e a área (em metros quadrados) permitidas para edificações e exigências de vagas para veículos.

[Olho texto=”Uma das novidades é um mapa dinâmico, que permite conhecer a norma em vigor para uso e ocupação de cada localidade e a proposta da Luos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“São mudanças para tornar o conteúdo mais didático e melhorar a interface da comunicação com o cidadão”, resume o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade.

A subsecretária de Gestão Urbana, Cláudia Varizo, acrescenta que o novo formato “mostra as etapas de elaboração do projeto de lei da Luos, como é feito todo o trabalho técnico e o processo participativo da população”.

Governo promoveu audiências públicas

Em dezembro de 2016, o governo de Brasília promoveu três audiências públicas simultâneas para que os participantes se manifestassem sobre a necessidade de implementação de mais áreas comerciais ou de equipamentos públicos na região em que moram, por exemplo.

Informações sobre esses encontros — atas, áudios, vídeos e fotos — estão no site da secretaria.

Edição: Raquel Flores