05/04/2017 às 09:10, atualizado em 05/04/2017 às 10:20

Farmácia de alto custo começa a ser instalada no Gama

Unidade no Setor Leste da região administrativa será a terceira do DF e deverá ficar pronta ainda neste ano. Objetivo é descentralizar a distribuição de medicamentos do SUS

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O governo de Brasília começou a instalar no Gama a terceira farmácia de alto custo do Distrito Federal. A iniciativa tem como principal objetivo descentralizar o serviço, que funciona no Plano Piloto e em Ceilândia.

Obras de instalação da farmácia de alto custo do Gama foram iniciadas em 22 de março.

Obras de instalação da farmácia de alto custo do Gama foram iniciadas em 22 de março. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Segundo o diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Emmanuel Carneiro, a nova unidade é apenas um dos passos para que o atendimento seja expandido. “Estamos fazendo estudos para identificar lotes viáveis e abrir mais farmácias de alto custo em outras regiões administrativas.”

No Gama, ela funcionará em um terreno cedido pela Secretaria de Fazenda na Praça 1, Área Especial s/n, Setor Leste — onde ficava a sede da Junta Militar da região. Os trabalhos se iniciaram em 22 de março, e a previsão é que sejam concluídos no segundo semestre deste ano.

[Olho texto=”“Estamos fazendo estudos para identificar lotes viáveis e abrir mais farmácias de alto custo em outras regiões administrativas”” assinatura=”Emmanuel Carneiro, diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A princípio, a nova farmácia deve atender cerca de 5 mil pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As outras unidades em funcionamento têm cadastro de aproximadamente 30 mil pacientes.

Para financiar as obras, foi firmado um convênio com a Faciplac (Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central), que tem sede no Gama.

“A instituição forneceu R$ 719.670,71 e recebe, em contrapartida, acesso a ambientes de aprendizagem na rede de hospitais públicos para os alunos do curso de medicina”, explica Carneiro.

Farmácias de alto custo distribuem medicações do SUS

As farmácias de alto custo são responsáveis pela distribuição de medicamentos do grupo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. São cerca de 200 remédios de uso crônico prolongado e para tratamento de doenças raras e de baixa prevalência.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Dos 90 tipos de condições tratadas pelo grupo, a secretaria destaca os remédios para asma, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, esquizofrenia, dor crônica, dislipidemia, transplantes de órgãos, glaucoma e insuficiência renal crônica.

Farmácias de alto custo no DF

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Asa Sul

Estação 102 Sul do Metrô-DF

(61) 3322-9498

Ceilândia

Praça do Cidadão (EQNM 18/20, Blocos A e C)

(61) 3581-3672

Edição: Paula Oliveira