05/04/2017 às 17:54, atualizado em 11/04/2017 às 17:40

Parceria com setor privado é reforçada na posse do secretário de Economia

Compromissos para a melhoria do ambiente empreendedor foram destacados pelo governador Rollemberg na cerimônia desta quarta-feira (5)

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

O fortalecimento da economia local e a retomada do desenvolvimento são compromissos reafirmados pelo governo de Brasília na posse do secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho. A assinatura do termo de posse ocorreu nesta quarta-feira (5), no Salão Branco do Palácio do Buriti.

O secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho, assina o termo de posse acompanhado do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho, assina o termo de posse acompanhado do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A escolha de Valdir Filho representa um novo momento para o ambiente empreendedor, de acordo com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Precisamos aproveitar esses primeiros sinais de retomada da economia que colhemos no cenário nacional”, observou ele. “Brasília pode dar contribuição significativa para a construção de um novo tempo na história do nosso País.”

Para isso, o governo seguirá quatro pontos que nortearão a gestão na área econômica. O primeiro é a garantia de que não haverá aumento de tributos no Distrito Federal. “Minha verdadeira missão no governo é deixar o setor privado trabalhar”, argumentou Valdir Filho.

[Olho texto='”Brasília pode dar contribuição significativa para a construção de um novo tempo na história do nosso País”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O combate à ilegalidade também é prioridade para a administração pública. “O comércio ilegal está destruindo os nossos empregos formais, as nossas empresas que pagam impostos e geram emprego e renda. Nós vamos proteger os verdadeiros empresários do Distrito Federal”, assegurou o secretário.

Trabalho conjunto para fortalecer a economia

O empreendedorismo só pode ser impulsionado, no entanto, se houver colaboração entre governo e setor privado, conforme destacou o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos. “Juntar forças é muito importante neste momento”, destacou.

O secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho.

O secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Afif citou a importância do trabalho feito no Mutirão da Simplificação, que visa atender pequenos empresários em busca de orientações sobre registro e licenciamento de empresas, capacitações e consultorias. O mutirão vai até terça-feira (11), no estacionamento do Banco do Brasil, em frente à Administração Regional de Planaltina.

O pacto em prol do desenvolvimento econômico também foi destacado pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle (PDT). “Esta é a nossa cidade, e ninguém dá conta dessa locomotiva sozinho. Quero trazer, aqui, meu apoio pessoal para que este momento seja de uma grande virada”, afirmou Valle.

Para que se alcance a mudança esperada, na avaliação do secretário, é fundamental desburocratizar processos, o terceiro compromisso por ele reforçado. “Nosso maior problema são as obrigações acessórias, a burocracia que trava o dia a dia das nossas empresas”, explicou Valdir Filho.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, durante a cerimônia de posse do secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, durante a cerimônia de posse do secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Valdir Oliveira Filho. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Por meio da simplificação dos procedimentos é possível construir uma competição justa entre as empresas aqui sediadas e atrair as que buscaram outras unidades da Federação, o quarto passo. “Queremos mostrar para as empresas que daqui saíram que aqui podemos criar um ambiente em igualdade de condições. Precisamos preparar as nossas estruturas técnicas para isso”, defendeu o secretário.

Edição: Vannildo Mendes