06/04/2017 às 14:55, atualizado em 06/04/2017 às 15:21

Codhab entrega escrituras no Recanto das Emas

Próxima região a ser beneficiada será Ceilândia. A equipe da companhia iniciará a distribuição em 13 de abril

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) começou a entregar, na manhã desta quinta-feira (6), 309 escrituras para moradores do Recanto das Emas. O documento, oferecido de forma gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, traz segurança jurídica ao proprietário do imóvel.

Alguns contemplados com as entregas de hoje esperavam pelas escrituras havia mais de 15 anos, como é o caso do casal Joana Caetano da Silva e Jânio Costa Silva, de 61 e 68 anos. “Moramos há mais de 17 anos na mesma casa e agora temos certeza de que ela é realmente nossa”, comemora a dona de casa.

[Olho texto=”“Em toda a história do Distrito Federal, foram entregues 62.990 escrituras. Vamos bater essa marca em apenas 4 anos”” assinatura=”Gilson Paranhos, diretor-presidente da Codhab” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cerca de 200 pessoas foram atendidas até o meio-dia de hoje. Servidores da Codhab voltarão à região na terça-feira (11) e ficarão na Administração Regional do Recanto das Emas (Chácara Nº 3, da Avenida Vargem Benção) pelo menos até o fim do mês. O horário de atendimento vai das 9 às 17 horas. No local, também é possível tirar dúvidas relacionadas ao recebimento da documentação.

De acordo com o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, o objetivo é atender as pessoas que mais precisam e há anos esperam por essa documentação. “Em toda a história do Distrito Federal, foram entregues 62.990 escrituras. Vamos bater essa marca em apenas 4 anos”, acredita o gestor.

Com a entrega no Recanto das Emas, o governo de Brasília terá distribuído, em dois anos, 25.687 escrituras. A expectativa é que até o fim de 2017 mais 23 mil documentos sejam passados para as mãos de seus legítimos proprietários.

[Numeralha titulo_grande=”25.687″ texto=”Escrituras foram entregues em dois anos” esquerda_direita_centro=”direita”]

A última ação ocorreu em 18 de março, no Trecho 1 do Sol Nascente, em Ceilândia, quando mais de 300 escrituras foram entregues. Em 13 de abril, 640 moradores de becos e pontas de quadra da região administrativa receberão o registro do imóvel. Ainda em abril, São Sebastião, Samambaia e Planaltina serão beneficiadas com as entregas.

As ações de regularização, como a entrega de escrituras, estão amparadas pelo Lote Legal, eixo do programa Habita Brasília, que proporciona moradia digna aos cidadãos, de acordo com o planejamento das cidades, e combate à grilagem.

Edição: Paula Oliveira