06/04/2017 às 17:01, atualizado em 10/04/2017 às 14:37

Gestantes recebem repelentes para proteção contra Aedes aegypti

Está disponível o primeiro lote de 25.440 frascos do produto para distribuição em todas as regiões de saúde do DF

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Gestantes do Distrito Federal em situação de vulnerabilidade social, inscritas em programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família, têm direito de acesso gratuito aos repelentes fornecidos pelos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social.

O benefício começou a ser oferecido em unidades pré-selecionadas nas sete Regiões de Saúde. O objetivo da medida é aumentar a proteção das gestantes contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Inédita, a iniciativa não traz custos aos cofres públicos do DF. Estão disponíveis 25.440 frascos do produto, em formato de spray, em embalagens de 100 ml.

A rede pública recebeu até agora três remessas de repelentes. “O Ministério da Saúde nos entrega, e nós fazemos o repasse a cada Diretoria Regional, responsável pela distribuição às gestantes”, informa Murillo Nunes, gerente de Apoio Institucional à Atenção Primária.

[Olho texto='”O objetivo é que o benefício alcance todas as gestantes do DF que estejam cadastradas no Bolsa Família, para que fiquem menos expostas aos riscos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti”‘ assinatura=”Murillo Nunes, gerente de Apoio Institucional à Atenção Primária” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 60 dias, segundo o gestor, outras 25.440 unidades serão distribuídas. “O objetivo é que este benefício alcance todas as gestantes do DF que estejam cadastradas no Bolsa Família, para que fiquem menos expostas aos riscos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti.”

Na Unidade Básica de Saúde 3 de Samambaia Norte, as gestantes cadastradas no Bolsa Família e atendidas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família recebem o repelente.

Cada mulher pode receber dois frascos por vez. “A iniciativa traz benefícios em todos os sentidos, pois estamos em área de alta vulnerabilidade social. Além do mais, várias mães residem no meio rural, que contém focos do mosquito”, explica Silene Marinho, gerente da unidade.

Em sua quarta gestação, Angélica Alves, de 32 anos, completou 14 semanas de gravidez. Ela conta que ficou mais tranquila ao receber os repelentes, pois por meio deles poderá se proteger dos riscos trazidos pelo mosquito Aedes aegypti.

A dona de casa Ana Raquel Machado, de 30 anos, aguarda, ainda para este mês, o nascimento de seu terceiro filho. “Sempre procurei me proteger. Chego a usar quatro frascos por mês e estes que acabei de receber serão essenciais até a chegada do meu filho.”

Unidades por Região de Saúde onde os repelentes são distribuídos

Região Oeste Todas as unidades
Região Sudoeste Todas as unidades
Região Leste Todas as unidades
Região Centro-Sul Centro de Saúde 1 do Núcleo Bandeirante; UBS 4 da Estrutural e UBS 1 do Guará I
Região Norte Todas as unidades
Região Centro-Norte SAP 1 do Varjão; SAP 2 do Cruzeiro e SAP 3 e 4 da Asa Norte
Região Sul Todas as unidades