Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
13/04/2017 às 19:28, atualizado em 13/04/2017 às 19:31
Secretaria de Mobilidade vistoriou 1.414 veículos de 20 de março a 8 de abril. Ao todo, 198 autos de infração foram emitidos
Em três semanas, a Secretaria de Mobilidade apreendeu 100 veículos do transporte público do Distrito Federal por problemas de acessibilidade. Dos 3,2 mil ônibus e micro-ônibus da frota, 1.414 foram vistoriados na operação Hefesto, ocorrida de 20 de março a 8 de abril.
[Numeralha titulo_grande=”162″ texto=”Telefone da Ouvidoria-Geral do DF, para relatar problemas de acessibilidade no transporte público” esquerda_direita_centro=”direita”]
Executada pela Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle da pasta, a ação teve como objetivo verificar se os equipamentos para pessoas com deficiência estão em pleno funcionamento.
No período emitiram-se 198 autos de infração. O elevador de acesso foi o item que apresentou mais problemas, com 37 veículos autuados, seguido da cigarra (sinal sonora de parada), com 35.
Falhas nos assentos especiais e falta ou defeitos nos cintos de segurança para cadeirantes também foram identificados. A multa por incorreção é de R$ 450. Em caso de reincidência, o valor duplica: R$ 900. Os veículos apreendidos só serão devolvidos às empresas após os devidos reparos.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Segundo o subsecretário de Fiscalização da pasta de Mobilidade, Felipe Martins, a ação também avaliou se os motoristas estão aptos para atender demandas relacionadas a acessibilidade — não apenas para pessoas com deficiência, mas também para idosos e passageiros com dificuldade de locomoção.
“O objetivo desse tipo de operação é identificar o maior número de irregularidades em um curto espaço de tempo. A ação é de caráter pedagógico”, diz Martins, que frisa a importância de a população relatar as falhas na ouvidoria do governo de Brasília, no telefone 162.
Edição: Marina Mercante