16/04/2017 às 10:00, atualizado em 17/04/2017 às 11:37

Forró terapia atrai idosos a centro de referência de Planaltina

Atividade é gratuita e ocorre às terças-feiras. Ideia é aliar saúde e diversão

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Para atender pedidos de frequentadores, o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde, em Planaltina, incluiu no quadro de atividades o forró terapia. Promovida às terças-feiras, das 17 às 18 horas, a ação tem conquistado o público. Só para esta quarta edição, a dança atraiu 30 animados adeptos.

Para atender pedidos de frequentadores, o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina incluiu no quadro de atividades o forró terapia.

Para atender pedidos de frequentadores, o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina incluiu no quadro de atividades o forró terapia. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

É o caso da aposentada Margarida Maria de Oliveira, de 66 anos. “Ficar só trabalhando em casa não dá, a gente tem que dançar um forrozinho”, diz. Sem se conter no sorriso e balançando o corpo, ela conta que a prática é um momento de pura diversão.

Disposta, a aposentada participa de outras atividades pela manhã, como automassagem, tai chi chuan e lian gong (prática corporal da medicina tradicional chinesa). Todas oferecidas gratuitamente. “Eu praticamente estou morando aqui”, brinca Margarida, que aproveita o fato de morar perto do centro para ir todos os dias.

[Olho texto='”(Forró) é muito bom para a saúde. Quem está doente venha pra cá que sara”‘ assinatura=”Josefa Maria da Silva, frequentadora do Centro de Referência em Práticas Integrativas de Planaltina” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Aos 65 anos, Josefa Maria da Silva também aprovou a inclusão do ritmo nordestino na unidade de terapias alternativas. “(Forró) é muito bom para a saúde. Quem está doente venha pra cá que sara”, convida. Ela participa também do curso de automassagem às terças e quintas.

De acordo com o gerente do local, Marcos Freire, trata-se de um ponto de encontro da comunidade. “É um centro de convivência com várias atividades e, por estar no centro da cidade, facilita o acesso, provocando uma frequência grande”, explica.

Tradição e pioneirismo

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde teve início em 1983 com o plantio de um canteiro de ervas medicinais no terreno do Hospital Regional de Planaltina.

Inicialmente chamado de Unidade de Saúde Integral, desenvolveu-se com a ampliação dos canteiros e a construção de local próprio para o atendimento nas áreas de homeopatia, fitoterapia, acupuntura, antroposofia (prática de medicina alternativa) e psicologia.

Com o crescente interesse da comunidade, aos poucos foram introduzidos grupos de educação em saúde como os de automassagem chinesa, lian gong, tai chi chuan, alimentação integral, autoconhecimento, xaropes caseiros e bordado terapia.

[Numeralha titulo_grande=”29.547″ texto=”Quantidade de atendimentos do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde em 2016″ esquerda_direita_centro=”direita”]

Com esse leque de opções, o centro atendeu a uma antiga reivindicação da comunidade de se integrar formalmente à atenção primária em saúde. O espaço atende gratuitamente cerca de 80 pessoas por dia.

Apenas em 2016, houve 29.547 atendimentos em grupo e individuais. A maior procura foi o curso de automassagem, com 7.653 participantes, seguido pelas danças circulares, com 5.645.

O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas. São feitos atendimentos por demanda espontânea (em que a pessoa procura o local) e por encaminhamento médico. Para saber mais, o cidadão deve comparecer à unidade ou ligar nos telefones (61) 3388-9673 e 3388-9760.

As estruturas ocupam cerca de 10 mil metros quadrados de uma área ao lado do Centro de Ensino nº 1 de Planaltina e da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Setor Tradicional Hospitalar.

Horários no Centro de Referência em Práticas Integrativas de Planaltina

Práticas integrativas Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Tai chi chuan 7 às 8 horas e 17 às 18 horas 7 às 8 horas 7 às 8 horas e 17 às 18 horas 7 às 8 horas
Automassagem 8 às 9 horas 8 às 9 horas
Lian gong 8h15 às 9 horas 8h15 às 9 horas
Danças circulares 17 às 18 horas
Forró terapia 17 às 18 horas
Arte-sã 8 às 10 horas
Terapia comunitária 9 às 10 horas

Edição: Vannildo Mendes