27/04/2017 às 14:06, atualizado em 27/04/2017 às 16:47

Rollemberg é homenageado em cerimônia de aniversário da Embrapa

Governador de Brasília participou da solenidade na manhã desta quinta-feira (27)

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

A cerimônia dos 44 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), completados nessa quarta-feira (26), ocorreu na sede da empresa na manhã desta quinta (27). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade.

Governador Rollemberg participou de solenidade de aniversário da Embrapa nesta quinta-feira (27). Durante a cerimônia, a trajetória do governador de apoio à Embrapa foi homenageada.

O governador Rollemberg participou da solenidade de aniversário da Embrapa nesta quinta-feira (27). Durante a cerimônia, ele foi homenageado por conta da trajetória de apoio à empresa pública. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Em seu discurso, o chefe do Executivo local classificou a empresa como um patrimônio da população brasileira. “Temos que apoiar a Embrapa, e assim o fiz como deputado federal e senador, por meio de emendas, e agora como governador, com a regularização fundiária”, disse.

Na cerimônia, a trajetória de Rollemberg de apoio à Embrapa foi homenageada. Ele fez um resumo de suas ações como governador e em outras funções anteriormente exercidas:

  • Regularização fundiária de todas as unidades da Embrapa no DF. Iniciada pela Embrapa Hortaliças, a ideia é que tudo esteja concluído até 2018
  • Sanção da lei que estabelece o Biotic – Parque Tecnológico. A Embrapa participa com o governo de Brasília na construção desse projeto de parceria com a iniciativa privada
  • Como parlamentar, garantiu recursos para a quadruplicação da capacidade de armazenamento do Banco Genético da Embrapa
  • Como presidente do Fundo Setorial do Agronegócio, conseguiu os primeiros aportes para a construção do centro de agroenergia da Embrapa

Antes da solenidade, Rollemberg assistiu a uma apresentação de projeto da Embrapa aprovado na Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). A iniciativa visa combater a incidência de ferrugem — doença causada por fungos — na soja.

Ele também visitou o banco genético, onde há mais de 120 mil acessos de 976 espécies de sementes armazenados a 20 graus negativos. O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, destacou a importância do acervo para a agricultura e a pecuária brasileiras. “Antes, não havia tecnologia para produção de alimentos na região tropical.”

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o pesquisador da Embrapa e autor do projeto Barraginhas — sistema de pequenos açudes que aprimoram áreas degradadas por pastagens —, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval, também foram homenageados. Participou ainda do evento o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Argileu Martins da Silva.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Criada em 26 de abril de 1973, a Embrapa possibilitou o desenvolvimento de agricultura e pecuária essencialmente brasileiras, ao priorizar características tropicais, por meio do aporte de recursos e estudos na área.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem 17 unidades centrais em Brasília, 46 descentralizadas pelas cinco regiões do Brasil, quatro laboratórios virtuais no exterior — China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Europa — e três escritórios internacionais, na América Latina e na África.

Edição: Marina Mercante