28/04/2017 às 16:41, atualizado em 17/11/2017 às 15:19

Governo finaliza revitalização nos setores hoteleiros

Com foco no combate a vetores de doenças, trabalho também incluiu serviços como limpeza, reforço na iluminação e poda de árvores

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O combate a vetores de doenças foi um dos principais objetivos da força-tarefa de revitalização nos Setores Hoteleiros Sul e Norte. O mutirão terminaria nesta sexta-feira (28), mas, em virtude da paralisação em diversos setores da sociedade, foi encerrado ontem (27).

Agente da Vigilância Ambiental faz vistoria na piscina do Hotel Saint Peter, no último dia 19.

Agente da Vigilância Ambiental faz vistoria na piscina do Hotel Saint Peter, no último dia 19. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília – 19.4.2017

A operação, iniciada em 19 de abril, usou 3.250 quilos de raticidas. Além disso, identificou um foco de larva do mosquito Aedes aegypti e um escorpião amarelo nas proximidades do hotel desativado Torre Palace.

Agentes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, percorreram 25 imóveis nesse período. Além das ações de combate, foram distribuídos panfletos informativos sobre dengue, zika e chikungunya e sobre roedores, escorpiões e pombos.

Considerada uma extensão do Cidades Limpas, a ação foi coordenada pela Secretaria das Cidades e envolveu 80 trabalhadores de diversos órgãos do governo de Brasília. “Nossa ideia é estabelecer um procedimento contínuo de manutenção do que foi feito”, destaca o subsecretário de Operações nas Cidades, Manoel Antônio Vieira Alexandre.

[Olho texto='”Nossa ideia é estabelecer um procedimento contínuo de manutenção do que foi feito”‘ assinatura=”Manoel Antônio Vieira Alexandre, subsecretário de Operações nas Cidades, da Secretaria das Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesses dias, também houve reforço na iluminação dos setores hoteleiros. A Companhia Energética de Brasília (CEB) fez manutenção ou troca em 387 pontos de luz, tanto na parte norte quanto na sul.

Já a Agência de Fiscalização (Agefis) orientou sobre procedimentos de higienização, conservação e acondicionamento do lixo nos contêineres em 18 hotéis e um restaurante no setor norte, uma vez que já havia executado ação semelhante cerca de 15 dias antes no sul.

Em relação à segurança, a Polícia Militar instalou um comando móvel 24 horas ao lado do Hotel Torre Palace. Até a manhã de hoje, a Polícia Civil não registrou ocorrências no local.

Também participaram da revitalização nos Setores Hoteleiros Sul e Norte, com os seguintes serviços:

  • Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap): poda de árvores e corte de grama
  • Departamento de Trânsito (Detran): autuação de veículos estacionados irregularmente
  • Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: orientação a moradores de ruas sobre os serviços de assistência social mantidos pelo governo de Brasília
  • Serviço de Limpeza Urbana (SLU): recolhimento de lixo
  • Subchefia de Ordem Pública e Social, da Casa Militar: diagnóstico das demandas do local

Edição: Marina Mercante