28/4/17 9:38
Atualizado em 28/4/17 às 22:26

Vila Planalto chega a 60 anos com fim de semana festivo

Atividades gratuitas vão de shows musicais a torneios esportivos e serviços de saúde. Jogue um quiz sobre a região que abrigou grande parte dos pioneiros na construção de Brasília

Os moradores da Vila Planalto terão um fim de semana com música, esporte, cinema, gastronomia e homenagens, neste sábado (29) e no domingo (30), para celebrar os 60 anos do local, completados no dia 21.

Os moradores da Vila Planalto terão um fim de semana com música, esporte, cinema, gastronomia e homenagens, neste sábado (29) e no domingo (30), para celebrar os 60 anos do local. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Todos os eventos, organizados pela Administração Regional do Plano Piloto, serão na Praça Rabelo, exceto o torneio de vôlei, na manhã de domingo, no Acampamento Pacheco.

Entre as atividades estão palestras, shows, apresentação dos cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e teatro.

No sábado (29), a partir das 10 horas, a população poderá fazer testes de glicemia e exames de visão e de pressão arterial no projeto Vila Saúde. No mesmo horário, nos dois dias de evento, haverá o Vila Gastronômica, com barracas de comidas típicas, e o Vila Artesanato — feira com customização de roupas e produtos não industrializados.

Programação de aniversário da Vila Planalto

Praça Rabelo
Às 9 horasApresentação do Corpo de Bombeiros
Às 10 horasVila Gastronômica, Vila do Artesanato e Vila Saúde
Das 10 às 22 horasBrinquedos infláveis, monitores e shows de mágica
Às 10 horasHino do Distrito Federal, homenagem aos pioneiros e entrega de escrituras
Às 12 horasAlmoço
A partir das 14 horasCiclo de palestras
Às 19 horasExibição do documentário Vila que te quero viva, de Rui Goldim
Às 21 horasApresentação da bateria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc)
Acampamento Pacheco (Avenida Contorno)
Às 9 horasTorneio de vôlei
Praça Rabelo
Às 9h30Apresentação dos cães do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)
Às 10 horasVila Gastronômica e Vila do Artesanato
Momento fitness para melhor idade
Às 11 horasOrquestra de cavaquinho de Brasília
Às 12 horasAlmoço
Às 14 horasEspetáculo teatral Eu sou a Vila Planalto
Às 15 horasApresentações de artes marciais
Às 16 horasAto ecumênico
Às 19 horasExibição do documentário Vila Planalto, acampamento pioneiro, de José D’Arrochela
Às 19h30Show de encerramento

Cidades Limpas na Vila Planalto

De 17 a 20 de abril, a Vila Planalto recebeu o Cidades Limpas, que revitalizou uma área de descarte irregular de lixo.

Durante o mutirão diversos órgãos do governo levaram serviços de limpeza, conservação e revitalização, como pintura de meios-fios, poda de árvores e manejo ambiental para a prevenção da dengue.

Segundo Marcos Pacco, administrador regional do Plano Piloto, tratar a região com carinho é reconhecer a importância histórica do local e de seus moradores. “Valorizar a Vila como patrimônio é valorizar esses pioneiros. É fazer justiça a essas pessoas, que construíram nossa cidade.”

Escritura para os pioneiros da Vila Planalto

Desde 17 de abril, um posto avançado da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) está na Vila Planalto para a emissão de escrituras de lotes a moradores pioneiros, uma demanda de décadas.

O atendimento ocorre no posto policial da Praça Central até sexta-feira (5 de maio), das 9 às 17 horas.

Edição: Marina Mercante

Vila Planalto chega a 60 anos com fim de semana festivo