01/05/2017 às 11:21, atualizado em 04/05/2017 às 17:05

Corrida do Trabalhador reúne mais de 800 pessoas no Eixão

Primeira edição do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º) e contou com participantes de diversas idades

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Diferentemente do que foi informado anteriormente pela Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, esta é a segunda etapa do circuito de dez corridas promovido pela pasta, não a primeira etapa de nove corridas.

Cerca de 840 pessoas participaram da Corrida do Trabalhador 2017 nesta segunda-feira (1º). A largada foi por volta das 7 horas, na altura da 202 Sul, no Eixo Rodoviário, com dois percursos: 10 e 5 quilômetros.

Cerca de 840 pessoas participaram da Corrida do Trabalhador 2017 nesta segunda-feira (1º).

Cerca de 840 pessoas participaram da Corrida do Trabalhador 2017 nesta segunda-feira (1º). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O primeiro colocado no trajeto mais longo, Marcos Antônio Souza, de 44 anos, ficou emocionado com a vitória. “É um incentivo para a gente se ocupar e ter mais saúde.”

A competição contou com adolescentes, adultos e idosos, entre eles a dona de casa Conceição Araujo da Silva, de 63 anos, que participa de corridas de rua desde 2011.

Para ela, é uma questão de saúde e prazer. “Não dá para eu ficar somente em casa. Então, todo fim de semana, quando posso, eu corro.” Conceição começou na atividade acompanhando o marido, e agora os dois treinam juntos.

Gratuito, o evento foi promovido pela Secretaria Adjunta do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

Homenagem aos trabalhadores do DF

A corrida foi uma homenagem ao Dia do Trabalhador, celebrado hoje (1º). Segundo a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, a ação foi pensada para estimular a atividade física e o lazer, por isso não teve premiação. “Essa é uma forma de trazer o trabalhador para o Eixão”, disse, após dar a largada para a prova. E completou: “Brasília tem uma adesão maciça de corredores”.

De acordo com o secretário do Trabalho, Gutemberg Gomes, são várias as ações do governo para o trabalhador. “A pasta está atuando para minimizar o crescimento do desemprego, propiciando a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.”

[Olho texto=”Esta é a primeira etapa do circuito de nove corridas promovido pela Secretaria do Esporte” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ideia do evento é focar na saúde e na qualidade de vida do trabalhador, destacou o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour. “A meta da secretaria é continuar fomentando qualificação profissional e empreendedorismo por meio de programas como o Qualifica mais Brasília e o Prospera”, destacou.

O evento teve ainda demonstrações de equipamentos do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), da Polícia Militar do DF. Para as crianças, havia brinquedos infláveis.

Circuito de corridas do DF

Esta é a segunda etapa do circuito de dez corridas promovido pela Secretaria do Esporte, que, neste mês, fará mais três provas em parceria com outros órgãos do governo de Brasília.

Serão as corridas do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Polícia Militar do DF.

Vencedores da 1ª Corrida do Trabalhador

10 quilômetros feminino

1º lugar – Hiatiane Cunha – 46m51s

2º – Adriana Rodrigues Silva – 53m28s

3º – Kátia Rosa Azevedo – 54m23s

10 quilômetros masculino

1º – Marcos Antonio Souza – 40m19s

2º – Monizack Pereira – 40m21s

3º – Urubatan Silva – 40m37s

5 quilômetros feminino

1º – Cinthia Ellen – 21m56s

2º – Deise Magalhães Soares – 22m22s

3º – Amanda de Souza Alves – 24m09s

5 quilômetros masculino

1º – Gilberto Chrisostomo – 17m41s

2º – Hans Silva – 19m34s

3º – Marcus Alves da Silva – 19m39s

Edição: Marina Mercante