03/05/2017 às 16:59, atualizado em 03/05/2017 às 17:42

Metrô brinda usuários com noite cultural nesta quinta (4)

Passageiros poderão apreciar apresentações de música, teatro e literatura nas Estações Central, Furnas e Praça do Relógio

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

A volta para casa será regada a muita arte para os passageiros das Estações Central, Furnas e Praça do Relógio. Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai levar apresentações de música, teatro, dança e poesia a quem passar por esses terminais.

Conforme a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, da pasta de Cultura, as estações foram escolhidas por concentrarem grande número de passageiros, tanto como destino final, como em trânsito para outras.

De acordo com o Metrô-DF, cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente pela Central, enquanto que 9 mil passam pela Praça do Relógio e outras 5 mil, por Furnas. Algumas apresentações começam ainda no final da tarde e se estendem até a noite.

Na programação está, por exemplo, o projeto Aborígene: Trilhando Poesias. Trata-se de um rapper de Samambaia que leva ao palco uma proposta de mesclar hip-hop com literatura.

[Numeralha titulo_grande=”34 mil” texto=”Número de pessoas que circulam diariamente nas três estações brindadas com a noite cultural” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outro destaque é o Pife Capital, com a banda Zé do Pife e as Juvelinas, que apresenta a mescla de culturas populares.

As atividades ainda integram a programação de aniversário dos 57 anos de Brasília. De acordo com a subsecretária Jaqueline, elas compõem o eixo mobilidade, do chamamento público para artistas locais.

Para celebrar o aniversário da capital, transcorrido em 21 de abril, o tema definido para este ano foi Cultura, Patrimônio e Identidade.

A escolha é uma alusão aos 30 anos da data em que o projeto urbanístico de Brasília foi reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e aos 60 anos do concurso do Plano Piloto, vencido por Lucio Costa.

Foram destinados R$ 264,5 mil em recursos para as propostas, divididas em cinco eixos de atuação.

Especificamente para as apresentações de amanhã, foram investidos R$ 99.497, dos quais, 90% divididos entre os artistas, e cerca 10% destinados à montagem das estruturas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A ação também ressalta o programa Metrô Estação Cultura, criado no ano passado para permitir as performances nas estações.

No próprio site da companhia é possível encontrar informações para quem quiser usar os espaços para apresentações artísticas, também aceitas na forma de mostras e artes visuais, entre outras manifestações.

Ações culturais no Metrô em 4 de maio

Central (Plano Piloto)

Sarau Literário Lira que Gira – 16h30

Roberto Corrêa & Badia Medeiros e Grupo Catira – 17h30

Pife Capital, com a banda Zé do Pife e as Juvelinas – 18h30

 

Furnas (Samambaia Sul)

Folia de Reis e Dança de Roda, com o grupo Menino Jesus de Praga, de Brazlândia – 17h30

Carriola – Teatro de Rua – 18h30

Aborígene: Trilhando Poesias – 19h30

 

Praça do Relógio (Taguatinga Centro)

A arte de Ler – 17h30

Macedo & Mariano – 18h30

Orquestra Percussiva Batukenjé – 19h30

Edição: Vannildo Mendes