04/05/2017 às 08:29, atualizado em 04/05/2017 às 08:30

Mais de 530 alunos do #BoraVencer chegam a faculdades públicas

Até agora, 484 foram aprovados na UnB, 49 no Instituto Federal de Brasília e um na Escola Superior de Ciências da Saúde. Selecionado pelo PAS para direito, João Paulo Alves da Silva assistiu aos aulões

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

A Universidade de Brasília (UnB) receberá, no próximo semestre, 145 participantes do #BoraVencer que passaram na seleção do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Com eles, já são pelo menos 534 alunos do projeto aprovados em faculdades públicas do DF em 2016 e 2017.

Até agora, 484 foram aprovados na UnB, 49 no Instituto Federal de Brasília e um na Escola Superior de Ciências da Saúde. Selecionado pelo PAS para direito, João Paulo Alves da Silva assistiu aos aulões.

Até agora, 484 foram aprovados na UnB, 49 no Instituto Federal de Brasília e um na Escola Superior de Ciências da Saúde. Selecionado pelo PAS para direito, João Paulo Alves da Silva assistiu aos aulões. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Desse total, 484 passaram na UnB, 49 no Instituto Federal de Brasília e um na Escola Superior de Ciências da Saúde. Esses números ainda podem ser alterados à medida que novas chamadas das seleções forem divulgadas.

Aprovado no PAS para o curso de direito, João Paulo Alves da Silva, de 18 anos, surpreendeu-se ao ver o nome listado. “Soube por uma amiga que havia passado. Como consegui bolsa integral em uma faculdade particular, não estava esperando”, conta. Agora, ele tentará reaproveitar as matérias cursadas.

Todo o ensino médio do futuro calouro — que planeja ser delegado — foi cursado no Centro de Ensino Médio 1 do Núcleo Bandeirante. O foco na preparação para o curso superior só vingou no último ano do colégio, quando, além dos estudos em casa, passou a frequentar a Biblioteca Central da UnB.

[Olho texto='”As aulas eram muito dinâmicas e excelentes, fizeram a diferença na prova porque os professores deram muitas dicas”‘ assinatura=”João Paulo Alves, aprovado em direito na UnB, pelo PAS” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nessa ocasião, ele se inscreveu no #BoraVencer. “Os quatro aulões que fiz no Centro de Convenções foram fundamentais para a minha aprovação. As aulas eram muito dinâmicas e excelentes, fizeram a diferença na prova porque os professores deram muitas dicas e macetes”, avalia.

Para a subsecretária da Juventude da pasta de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aline Bezerra, o número de aprovados superou as expectativas do programa. “Tem cursinho de renome na cidade que não tem tanta aprovação. Isso mostra a eficácia desse tipo de política pública”, opina.

O balanço de alunos do #BoraVencer aprovados é restrito aos resultados das instituições públicas do DF. Não inclui, portanto, possíveis selecionados em outras unidades da Federação.

Neste ano, os aulões e a modalidade intensivão do projeto — inclusive com um em andamento — serão preparatórios para as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da UnB, e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

[Numeralha titulo_grande=”16 mil” texto=”Número de candidatos ao ensino superior atendidos pelo #BoraVencer em 2016″ esquerda_direita_centro=”direita”]

Em 2016, eles eram direcionados para o Enem. “Vimos que o foco do segundo semestre para o Enem tem um resultado melhor, porque está mais perto da prova”, explica a subsecretária. “Com a mudança no intensivão e aulões, queremos dar a oportunidade para quem não tem esse foco, por isso resolvemos ampliar.”

Assim, ela adianta que, no segundo semestre de 2017, haverá novamente o #BoraVencer Enem e também o de Dicas, com revisão para o certame uma semana antes da prova.

#BoraVencer atende demanda dos jovens do DF

Projeto gratuito da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, o #BoraVencer é uma resposta a pedidos dos participantes da 3ª Conferência Distrital de Juventude, que ocorreu em 2015.

No ano passado, quando foi criado, atendeu 16 mil jovens com o desejo de ingressar na universidade. Para esse público, foram oferecidos oito aulões, um módulo intensivão e um de dicas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por ora, neste ano, cerca de 5,3 mil vestibulandos tiveram aulas no programa. Além de dois aulões com público somado de 4,6 mil estudantes, está em curso a primeira edição do #BoraVencer Intensivão de 2017.

O programa foi expandido, ainda em 2016, e conta também com as modalidades Concursos e Profissionalizante. Este último está com inscrições abertas até hoje (4) para seis cursos.

Edição: Vannildo Mendes