05/05/2017 às 19:44, atualizado em 12/05/2017 às 20:11

Aniversário de 14 anos de Águas Claras será comemorado durante todo o mês de maio

Celebração começa neste sábado (6), na QS 11, às 9 horas, com o tradicional corte de bolo e inaugurações de obras. Nos dias 20 e 21, região administrativa recebe o programa Cidades Limpas

Por César Filho, da Agência Brasília

A administração regional cancelou o concurso Miss Águas Claras e fez mudanças na programação dos saraus (veja a nova arte).

Águas Claras completará 14 anos neste sábado (6). Para comemorar o aniversário da 20ª região administrativa do Distrito Federal — do total de 31 —, os moradores poderão participar de eventos de cultura, esporte e lazer ao longo do mês.

Águas Claras.

Águas Claras completa 14 anos neste sábado (6). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Promovidos pela administração regional, os festejos começarão amanhã, na Avenida Brasília (QS 11, Areal), às 9 horas, com o tradicional corte de bolo e inaugurações de obras.

A maior parte da programação será de atividades culturais. Praças vão abrigar saraus, por exemplo, e o grupo Mães Amigas de Águas Claras fará exposições no Shopping Vitrini, no sábado (6) e no domingo (7), a partir das 10 horas. No dia 27, haverá uma sessão de cinema ao ar livre na QS 11.

Para os esportistas, uma academia local oferecerá atividades no Parque Ecológico Águas Claras, às 10 horas, em 13 e 27 de maio. No dia 12, o 3º Pedal Noturno — corrida de bicicletas do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) em alusão à campanha Maio Amarelo —, sairá às 20h30 do Edifício DF Plaza, na Rua Copaíba.

Programação inclui o Cidades Limpas

No fim de semana de 20 e 21 de maio, Águas Claras vai receber o programa Cidades Limpas, força-tarefa do governo de Brasília que promove serviços de revitalização, como higienização de vias e praças, desobstrução de bocas de lobo, pintura de meios-fios e de faixas de pedestre.

Lançado em novembro de 2016 e coordenado pela Secretaria das Cidades, o mutirão já passou por Brazlândia, por Ceilândia, pela Estrutural, pela Fercal, pelo Gama, pelo Guará, pelo Itapoã, pelo Paranoá, por Planaltina, por São Sebastião, por Sobradinho II e pela Vila Planalto.

programação aniversário águas claras 14 anos - 2017

Região foi desmembrada de Taguatinga em 2003

Águas Claras tornou-se região administrativa em 2003, quando se desmembrou de Taguatinga. A divisão foi determinada pela Lei n° 3.153.

O nome é uma homenagem ao Córrego Águas Claras, que nasce na região administrativa e é um dos cursos d’água que abastecem o Lago Paranoá. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2016, da Companhia de Planejamento (Codeplan), 149 mil pessoas moram na cidade.

Com o cenário marcado por altos prédios, Águas Claras tem quatro estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). São elas: Águas Claras, Arniqueiras, Concessionárias e Estrada Parque (em obras).

Edição: Raquel Flores