05/05/2017 às 10:03, atualizado em 05/05/2017 às 11:30

Blitz educativa no Park Way vai alertar moradores sobre perigo das queimadas

Ação ocorre no sábado (6), das 8 às 12 horas, nas Quadras 14 e 26, e faz parte da Operação Verde Vivo

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Como parte das atividades de prevenção às queimadas no período de estiagem, a Secretaria do Meio Ambiente fará uma blitz educativa de prevenção a incêndios florestais no sábado (6).

A ação ocorrerá nas Quadras 14 e 26 do Park Way, das 8 às 12 horas, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do DF, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Polícia Militar e de instituições do governo federal, como Marinha e Aeronáutica.

A blitz é uma das medidas previstas na Operação Verde Vivo, lançada na quarta-feira (3). Ela vai orientar os moradores da região sobre a importância de não colocar fogo em lixo ou em podas de árvore, principais motivos para aparecimento de focos de incêndio no Cerrado.

[Olho texto=”Denúncias podem ser feitas pelo telefone (61) 3214-5602″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Equipes abordarão os condutores para distribuir material educativo. Também será oferecida uma fita (do tipo do Senhor do Bonfim) para ser amarrada no veículo de quem aderir à campanha de conscientização.

O Park Way será a primeira região administrativa a receber a atividade, em razão da receptividade da população na edição do ano passado, explica a assessora técnica da Secretaria do Meio Ambiente para o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF Carolina Schubart. “Fizemos um projeto-piloto em 2016 e ele foi muito bem aceito pela comunidade. Fomos de porta em porta para alertar os moradores”, explica.

Os pontos de abordagem levam em consideração o maior fluxo de pessoas, uma vez que a Quadra 14 é a entrada do Park Way, e a Quadra 26, a saída. Além disso, a blitz aproveita o movimento na Feirinha da Quadra 14, onde também será montada uma exposição sobre o combate ao fogo. A expectativa é que 600 pessoas recebam as cartilhas de divulgação.

Park Way costuma sofrer com incêndios florestais

Além do engajamento dos moradores, a quantidade de ocorrências de queimadas na área também foi fundamental na escolha do Park Way para o início da campanha. “Foi necessário quase um mês para combater uma queimada subterrânea no ano passado, porque o solo lá é muito seco”, detalha a assessora técnica.

[Olho texto=”Colocar fogo em podas de árvore e em lixo é crime ambiental” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A parceria com a sociedade civil colabora no processo de responsabilização dos autores dos incêndios. “Um morador fez foto do vizinho colocando fogo no Cerrado e, com isso, conseguimos multar o responsável”, diz. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (61) 3214-5602.

Colocar fogo em podas de árvore e em lixo é crime ambiental, conforme estabelece o Decreto nº 4.329, de 5 de junho de 2009. A legislação determina que os resíduos sejam usados no processo de compostagem para produção de adubo orgânico.

Blitz Educativa de Prevenção a Incêndios Florestais

6 de maio (sábado)

Das 8 às 12 horas

Nas Quadras 14 e 26 do Park Way

Disque denúncia: (61) 3214-5602

Edição: Paula Oliveira