08/05/2017 às 20:45, atualizado em 26/05/2017 às 13:23

DF tem 9 casos de influenza A H3 neste ano

De acordo com a Secretaria de Saúde, houve duas mortes causadas pelo vírus. Até o momento, não há confirmação de A H1N1

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

O Distrito Federal registrou 262 notificações de gripe em seu estado mais grave neste ano. Dessas, 72 foram confirmadas, a maioria (55) ocasionada pelo vírus sincicial respiratório, mais comum em bebês e crianças pequenas.

A influenza A H3 atingiu nove pessoas em Brasília. Duas delas morreram. O primeiro caso foi confirmado no final de abril, e o segundo, na semana passada. As pacientes tinham doenças crônicas e estavam internadas em unidade de terapia intensiva (UTI).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os dados são do Boletim Epidemiológico da Gripe nº 6, divulgado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria de Saúde. Ainda segundo o informativo, houve oito ocorrências provocadas pelo metapneumovírus.

Até o momento, só foi comprovado um caso de gripe do vírus sincicial respiratório em gestante. De acordo com o balanço da secretaria, o quadro já evolui para cura.

Em 2016, foram registradas 12 mortes no mesmo período, sendo 10 delas ocasionadas pela influenza A H1N1, uma por adenovírus e a outra por metapneumovírus.

Campanha de vacinação vai até 26 de maio

No Distrito Federal, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza foi iniciada em 17 de abril e seguirá até 26 de maio. Os grupos a serem vacinados são:

  • trabalhadores de saúde
  • pessoas de 60 anos de idade ou mais
  • crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
  • gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
  • indígenas
  • portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • adolescentes e jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas
  • funcionários do sistema prisional
  • professores das escolas públicas e privadas

A estimativa de vacinação contra a influenza em 2017 para o DF é de 687.155 pessoas, e a meta de cobertura, de 90%. Até agora, 156.096 (22,7%) foram imunizadas.

No sábado (13), será montado um esquema especial para a vacinação pelo Dia de Mobilização Nacional (Dia D). Além de 130 dos 180 postos de saúde de Brasília disponíveis para imunização, 20 unidades móveis estarão preparadas com as doses.

Edição: Raquel Flores