09/05/2017 às 20:40, atualizado em 10/05/2017 às 17:29

Subprocurador-geral do DF torna-se ministro titular do TSE

Tarcisio Vieira era substituto desde 2014 no tribunal e foi empossado como efetivo nesta terça-feira (9). O governador Rodrigo Rollemberg compareceu à solenidade

Por Amanda Martimon, Agência Brasília

Subprocurador-geral do DF, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto tomou posse como titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (9). Substituto desde 2014, agora ele assume vaga efetiva na classe dos advogados da Corte Eleitoral.

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto tomou posse como titular do TSE na noite desta terça-feira (9).

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto tomou posse como titular do TSE na noite desta terça-feira (9). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, no Plenário do tribunal. Diversas autoridades prestigiaram o novo titular, entre elas o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Nomeado em abril pelo presidente da República, Michel Temer, por meio de lista tríplice enviada pelo Superior Tribunal Federal (STF), Tarcisio Vieira assume no lugar da ministra Luciana Lóssio. Ela encerrou o segundo biênio como efetiva do TSE em 5 de maio.

A Corte Eleitoral é formada por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo: três provenientes do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados. Eles são eleitos para um biênio, com possibilidade de uma recondução.

Perfil do ministro Tarcisio Vieira

Subprocurador-geral do DF e professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Tarcisio Vieira nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Graduou-se em direito também pela UnB e tornou-se mestre e doutor em direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP).

No Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atua ainda como membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral. Há compatibilidade entre as funções para que Tarcisio Vieira siga atuando como subprocurador-geral do DF. Isso porque a atuação como ministro do TSE é honorífica.

Edição: Vannildo Mendes