Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/05/2017 às 20:27, atualizado em 27/05/2017 às 16:36
Edificação inacabada, que seria usada como unidade de acolhimento de pessoas que vivem na rua, foi visitada pelo governador Rollemberg nesta sexta-feira (12)
O nome do bairro de São Sebastião que vai receber um CIL é Crixás, e não Quirixás, como publicado anteriormente.
Uma estrutura com obras paradas na DF-473, no Bairro Crixás, de São Sebastião, agora tem destinação e será usada como Centro Interescolar de Línguas (CIL). Abandonada pela empresa que fazia a construção na gestão anterior, a edificação foi visitada pelo governador Rodrigo Rollemberg na tarde desta sexta-feira (12).
Para responder a um pedido da comunidade, a previsão do espaço ocioso foi alterada. “Seria um albergue para São Sebastião, mas há uma reivindicação muito forte da região para transformar em centro de línguas e atender a essa necessidade local”, justificou o governador durante a visita.
Para lidar com a demanda de pessoas em situação de rua, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos mudará o atendimento previsto no local para unidades menores.
A fórmula adotada não trará prejuízos, segundo Rollemberg. “O acolhimento às pessoas que precisam — como moradores de rua, imigrantes e vítimas de violência — é mais adequado em espaços menores”, explicou.
[Olho texto='”Há uma reivindicação forte da região para transformar (o espaço) em centro de línguas e atender a essa necessidade local”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Para tanto, serão instaladas pequenas unidades que comportam de 30 a 50 vagas, para receber pessoas em situação de rua em várias regiões do DF, informou o secretário do Trabalho, Guttemberg Gomes.
Como albergue, o prédio teria capacidade de acolher 150 pessoas. Transformado em CIL, vai beneficiar 1,4 mil alunos da região administrativa, segundo Guttemberg Gomes.
Na sequência, Rollemberg visitou a Escola Classe São Bartolomeu, de São Sebastião, para ouvir reivindicações do corpo docente da unidade. Eles explicaram que precisam, por exemplo, aumentar o espaço do centro de ensino para fazer uma quadra de esporte.
Também pediram a pavimentação do acesso ao colégio. Hoje, os alunos precisam andar 1 quilômetro em estrada de terra para chegar à escola.
O governador entrou em contato com o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, para colocar as demandas em pauta. A pasta foi acionada porque a unidade fica em área rural.
O governador inspecionou ainda o andamento das obras no balão do Morro da Cruz, feitas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) desde janeiro.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
“Já fizemos uma obra de drenagem que começa no morro e vai até abaixo do balão”, comentou Rollemberg, referindo-se aos 120 metros de rede de drenagem pluvial já instalados. Também serão colocados 1,5 mil metros quadrados de pavimentação e 500 metros de meios-fios.
Reivindicação da população local, a ampliação vai permitir que carros maiores acessem mais facilmente as vias. O perímetro, além de precário, trazia alto risco de acidentes, por ser um cruzamento com fluxo também de pedestres.
Edição: Vannildo Mendes